Melhores cientistas do mundo: saiba quem são pesquisadores da Unicamp que integram ranking


CEPID BRAINN - materia G1 Campinas e Regiao Melhores Cientistas Research.com 2023 - Entrevista Fernando Cendes
Compartilhe! / Share this!

Reportagem do portal g1 entrevista Fernando Cendes, pesquisador do CEPID BRAINN e que aparece no top 20 dos cientistas nacionais nas áreas de Medicina e Neurociências.

 

Por Gabriella Ramos, g1 Campinas e Região
26/07/2023

 

Com pesquisadores da área de química à neurociência, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tem 67 profissionais no ranking de melhores cientistas elaborado pelo portal acadêmico Research.com. Conheça, abaixo, nomes que se destacaram dentro e fora do Brasil e as respectivas especialidades.

Para definir as posições, a plataforma considera o número de artigos e quantidade de citações dentro de uma disciplina. As informações sobre os profissionais foram coletadas em dezembro de 2022 a partir de bancos de dados como OpenAlex e CrossRef. Ao todo, o ranking inclui 980 brasileiros.

O pesquisador Fernando Cendes, do CEPID BRAINN, aparece na lista dos melhores cientistas do mundo em 02 categorias: Medicina (na 19ª posição nacional e 8382ª global) e Neurociências (2ª posição nacional, 688ª global). Em ambas as categorias, o pesquisador possui mais de 27 mil citações, em cerca de 700 papers publicados em cada. Ainda na área de Neurociências, a pesquisadora Iscia Lopes-Cendes, também do BRAINN, aparece na 14ª posição nacional (3149ª global), com mais de 10.600 citações e 290 publicações.

[…]

Fernando Cendes

  • Áreas: medicina e neurociência
  • Posição no ranking nacional: 19ª (medicina) e 14ª (neurociência)
  • Posição no ranking mundial: 8382ª (medicina) e 3149ª (neurociência)

Fernando Cendes é médico, doutor em neurociência pela Universidade McGill, no Canadá, e professor titular do departamento de Neurologia da Unicamp. Conforme consta no currículo Lattes, foi presidente da Liga Brasileira de Epilepsia de 2006 a 2008.

O pesquisador integra jornais científicos como Neurology e Epilepsy Research. Além disso, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências; da Academia Brasileira de Neurologia; da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica; e da Sociedade Brasileira de Neuroradiologia Diagnóstica e Terapêutica.

Cendes conduz pesquisas relacionadas às áreas de epileptologia (ramo que estuda a epilepsia) e neuroimagem, atuando principalmente em epilepsia, convulsões, imagem por ressonância magnética, eletroencefalograma e fMRI.

Segundo Cendes, os dados para elaboração de um ranking de universidades ou pesquisadores são complexos, já que é difícil comparar o desempenho de cientistas que atuam em áreas distintas ou em temas diferentes dentro da mesma área.

O pesquisador ressalta, contudo, que listas como a do portal acadêmico podem ajudar na visibilidade de pesquisadores, atração de estudantes e jovens cientistas para escolha de onde fazerem suas pesquisas e reconhecimento de referências nos âmbitos nacional e internacional.

“Isso atrai visibilidade, mais recursos, melhores alunos e jovens pesquisadores para estas universidades. Fechando este círculo virtuoso, esses grupos e universidades terão melhores condições para desenvolver pesquisas importantes para a sociedade. Isso é fundamental para o desenvolvimento do país”, afirma.

 

Veja a matéria completa no website do G1

 


Compartilhe! / Share this!