PUC-Campinas recebe o 7º Simpósio BRAINN_XR


CEPID BRAINN - Divulgacao - PUCCAMP - 7o Simposio BRAINN_XR
Compartilhe! / Share this!

Evento vinculado ao 10th BRAINN Congress trouxe mesas-redondas sobre desenvolvimento tecnológico e inovação, além de discussões sobre a aplicação das tecnologias.

 

PUC-Campinas, divulgação

Mescla, da PUC-Campinas, recebeu, nesta segunda-feira, o 7º Simpósio BRAINN_XR. O evento, que ocorreu durante todo o dia, apresentou mesas-redondas sobre temas ligados ao desenvolvimento tecnológico e à inovação com o objetivo de divulgar os avanços na área de Realidade Estendida para Recuperação Neurofuncional e áreas relacionadas aos temas visão computacional, sensoriamento e quantificação do movimento. O simpósio, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, faz parte do 10º Congresso do CEPID BRAINN – Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia.

A proposta é promover a interação entre pesquisadores e acadêmicos da PUC-Campinas, do Cepid BRAINN e dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) não acadêmicos com desenvolvimento e pesquisa complementar nas áreas de interesse do Simpósio.

Participaram do evento cerca de 80 pessoas, entre estudantes, profissionais e docentes das áreas da saúde relacionadas à Medicina de Reabilitação Física e Neurofuncional (Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação Física) e das áreas da Ciência da Computação relacionadas à Visão Computacional, Aprendizagem de Máquina e Sensoriamento (Ciências de Dados e Inteligência Artificial, Sistemas de Informação, Engenharia Biomédica, Engenharia de Computação e cursos relacionados à computação aplicada nas áreas da saúde).

Segundo o Prof. Dr. Alexandre Brandão, da Escola Politécnica da PUC-Campinas, que é um dos responsáveis por realizar o evento na Universidade, a proposta também é fazer com que os estudantes se interessem e também comecem a pensar em projetos desse perfil. “A expectativa é não só fomentar a discussão, mas gerar novos projetos, que serão conduzidos pelos próprios alunos dos dois Campi da Universidade”, reforçou o professor.

 

O simpósio

O simpósio foi dividido em duas partes. Pela manhã, duas mesas-redondas apresentaram técnicas de desenvolvimento de soluções tecnológicas. No período da tarde, profissionais da área clínica apresentaram como essas tecnologias estão sendo aplicadas, principalmente na reabilitação e na prevenção.

A primeira mesa-redonda foi sobre visão computacional e aprendizagem de máquina, com o Prof. Dr. José Remo (Unesp/BRAINN), o Dr. Alex Orlando (Instituto Eldorado) e o Prof. Dr. Ademar Takeo (PUC-Campinas). A roda de conversa foi moderada pelo Prof. Dr. Diego Dias (UFES/BRAINN).

Na sequência, o evento trouxe a segunda mesa-redonda, em que foi falado sobre sensoriamento e dispositivos vestíveis. Nesta, participaram o Prof. Dr. Diego Dias (UFES/BRAINN), o Me. Guilherme Fonseca (Instituto Eldorado) e o Dr. Thomas Beltrame (Samsung), com a Profa. Dra. Diana Gonzales (PUC-Campinas) como moderadora.

Confira a matéria completa no website da PUC-Campinas

 


Compartilhe! / Share this!