BRAINN tem participação de destaque no 41º Congresso da Liga Brasileira de Epilepsia


CEPID BRAINN - Blog - Congresso LBE 2026 - capa
Compartilhe! / Share this!

Oito alunos e pesquisadores vinculados ao CEPID BRAINN tiveram trabalhos selecionados para apresentação no evento. Estudo sobre displasia cortical focal ganhou prêmio.

BRAINN - LBE 2026 - divulgacao

 

Os alunos e pesquisadores Isabella Cotta GalvãoNathalia Sayuri Servulo MasukiLucas Scárdua-SilvaMiriam Coelho MolckJose Abimael da Silva Santos, Julia Franco NeivaJaqueline Cruz Geraldis e Pedro Túlio de Resende Lara, vinculados ao CEPID BRAINN, tiveram trabalhos selecionados para apresentação na 41ª edição do Congresso da Liga Brasileira de Epilepsia, nas categorias “Apresentação Oral” e “Pôster“. Confira a lista dos estudos selecionados a seguir.

Dentre os trabalhos destaca-se a pesquisa “Detection of low-level brain somatic mosaicism in patients with focal cortical dysplasia“, da aluna Nathalia Sayuri Masuki, orientada pela pesquisadora do BRAINN dra. Iscia Lopes-Cendes, que venceu o “Prêmio dos Melhores Trabalhos Científicos” do Congresso.

Além das apresentações de trabalhos, o BRAINN marcou presença com cinco pesquisadores convidados, que proferiram palestras e participaram de mesas-redondas: Fernando Cendes, Iscia Lopes-Cendes, Clarissa Yasuda, Ana Carolina Coan e Jaqueline Geraldis. Veja detalhes destas participações aqui.

 

Trabalhos apresentados por alunos do BRAINN

  • Cellular deconvolution and single-nuclei multiomics reveal pathological neuronal and glial states in epileptogenic cortical malformations
    Isabella Cotta Galvão
  • Detection of low-level brain somatic mosaicism in patients with focal cortical dysplasia
    Nathalia Sayuri Servulo Masuki
  • A clínica e a neurofisiologia têm relação com as alterações das subregiões hipocampais na epilepsia do lobo temporal com atrofia hipocampal bilateral? Uma análise longitudinal de 298 ressonâncias processadas com o freesurfer
    Lucas Scárdua-Silva
  • Assessing the generalizability of a pharmacogenetic model for drug response in mesial temporal lobe epilepsy
    Miriam Coelho Molck
  • Calosotomia na síndrome de lennox-gastaut: indicação cirúrgica e desfechos de uma série institucional
    Jose Abimael da Silva Santos
  • Cirurgia desconectiva hemisférica precoce como preditor de liberdade de crises na epilepsia refratária: coorte institucional de 25 anos
    Julia Franco Neiva
  • Distinct glial transcriptomic signatures reflecting disease duration in mesial temporal lobe epilepsy with hippocampal sclerosis (mtle+hs) revealed by single-nucleus rna sequencing
    Jaqueline Cruz Geraldis
  • Estudo molecular in sílico da proteína resultante de variantes missense no gene scn1a revela importantes alterações estruturais, dinâmicas e funcionais no canal nav1.1 em pacientes com Síndrome de Dravet
    Pedro Túlio de Resende Lara

 

 

Sobre o Evento

O 41º Congresso LBE (Liga Brasileira de Epilepsia) reuniu, entre os dias 15 a 18 julho de 2026, em São Paulo, mais de 80 renomados palestrantes nacionais e internacionais e 1000 médicos de diversas áreas de especialização, em um ambiente que estimulou o compartilhamento de dados atualizados sobre epilepsia e assuntos relacionados, fortalecendo a prática clínica baseada em evidências.

Dentre os temas discutidos no Congresso estão avanços na genética da epilepsia, novas terapias e medicamentos anticrises, neuroimagem na avaliação e diagnóstico, epilepsia em crianças e neonatos, atualização nas síndromes epiléticas, encefaloaptias epilépticas e do desenvolvimento, cirurgia de epilepsia (técnicas e resultados, neuromodulação cerebral, TDAH, TEA e outras comorbidades psiquiátricas), epilepsias em encefalites autoimunes, monitoramento e uso de EEG, emergências, educação e apoio às famílias de pacientes, pesquisas clínicas e ensaios terapêuticos, epilepsia em populações especiais (idosos, gestantes, atletas) e perspectivas futuras na investigação e no tratamento.

Confira o website oficial para mais informações: https://epilepsia2026.com.br/

Acesse o website

 

Veja também

41º Congresso da LBE: confira a participação dos pesquisadores do BRAINN


Compartilhe! / Share this!