Unicamp tem 67 pesquisadores no ranking de melhores cientistas do mundo; cientistas do BRAINN são destaque


CEPID BRAINN - Melhores Cientistas do Mundo da Research.com 2023
Compartilhe! / Share this!

Pesquisadores do BRAINN destacam-se nas áreas de Medicina e Neurociências. Plataforma considera número de artigos e quantidade de citações dentro de uma disciplina.

 

Por Gabriella Ramos, g1 Campinas e Região

 

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) possui 67 pesquisadores entre os melhores cientistas do mundo, de acordo com o ranking elaborado pelo portal acadêmico Research.com. Para definir as posições, a plataforma considera o número de artigos e quantidade de citações dentro de uma disciplina (veja detalhes abaixo).

[…]

🩺 Nos ramos da medicina e neurociência, há cinco nomeações de pesquisadores vinculados à universidade. Fernando Cendes, que atua especialmente em epileptologia e neuroimagem, está na 2ª posição entre os maiores especialistas do Brasil em neurociência, e na 688ª mundialmente.

O pesquisador Fernando Cendes, do CEPID BRAINN, aparece na lista dos melhores cientistas do mundo em 02 categorias: Medicina (na 19ª posição nacional e 8382ª global) e Neurociências (2ª posição nacional, 688ª global). Em ambas as categorias, o pesquisador possui mais de 27 mil citações, em cerca de 700 papers publicados em cada. Ainda na área de Neurociências, a pesquisadora Iscia Lopes-Cendes, também do BRAINN, aparece na 14ª posição nacional (3149ª global), com mais de 10.600 citações e 290 publicações.

 

Critérios

De acordo com a portal, o ranking é elaborado exclusivamente por meio do índice D-index (Discipline H-index), considerando a quantidade de publicações e citações dos trabalhos de cada pesquisador. O professor Durán, por exemplo, acumula 32,5 mil citações, enquanto Cendes tem 27,8 mil.

O ranking, segundo a plataforma acadêmica, tem como objetivo ajudar instituições líderes em pesquisa e tomadores de decisão a alocar e priorizar investimentos em pesquisadores com base em “prestígio e influência do trabalho”.

Em 2022, o portal divulgou o ranking de melhores cientistas global, ou seja, considerando todos os países e áreas de conhecimento. À época, nenhum brasileiro apareceu na lista de profissionais com o maior Índice H.

No que diz respeito apenas às cientistas mulheres, a última lista mundial tem duas brasileiras: Maria Inês Schmidt, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Deborah Carvalho Malta, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Já em relação às “Melhores estrelas em ascensão da ciência”, o ranking trouxe os nomes de José C. S. dos Santos, da Universidade Federal do Ceará, e Felipe Barreto Schuch, da Universidade Federal de Santa Maria.

Veja a matéria completa no website do G1

 


Compartilhe! / Share this!