INES 2023 reúne especialistas internacionais em Campinas


CEPID BRAINN - INES 2023 - Capa Divulgacao 2
Compartilhe! / Share this!

Evento INES 2023 reuniu pesquisadores de diversos países em Campinas para capacitação em neuropatologia e neuroimagem, visando ao diagnóstico e ao tratamento da epilepsia focal.

 

Texto e Fotos: Camila Delmondes. Originalmente publicado no portal FCM Unicamp.
20 de julho de 2023

 

A Associação Internacional de Neuropatologia (ISN) – em conjunto com Liga Internacional de Epilepsia (ILAE) e apoio do Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (Cepid Brainn) – promoveu, de 19 a 22 de julho, em Campinas, a 12ª Escola Internacional de Verão em Neuropatologia e Neuroimagem em Epilepsia (INES 2023). O evento aconteceu na Casa do Professor Visitante (CPV) da Unicamp e reuniu pós-graduandos, neurologistas e patologistas do Brasil, Alemanha, Suécia, México, Bolívia, Honduras, Uruguai, Argentina, Peru, Ucrânia, Estados Unidos e Rússia.

Pesquisadores de diversos países, reunidos em Campinas, para capacitação em neuropatologia e neuroimagem visando ao diagnóstico e ao tratamento da epilepsia focal/Foto: Camila Delmondes

 

O curso tem como foco o reconhecimento e a classificação das lesões cerebrais, a partir de abordagem que integra habilidades e conhecimentos das áreas de neuropatologia e neuroimagem, visando à realização de diagnóstico detalhado para o manejo bem-sucedido da epilepsia focal. Ao longo de quatro dias, os participantes contaram com atividades práticas para interpretação de imagens cerebrais obtidas por exame de Ressonância Magnética (RM) e palestras com especialistas renomados do Brasil e da Alemanha.

O neuropatologista da Friedrish-Alexander Universität ErlangenNürnberg (Alemanha), Ingmar Blümcke, em sua quarta visita ao Brasil. “A partir da análise do tecido cerebral extraído pelo neurocirurgião, o patologista levanta algumas hipóteses e cruza as informações com os dados clínicos. Com o diagnóstico mais preciso das lesões cerebrais, é possível tornar o tratamento dos pacientes mais eficiente”, explicou durante a edição do INES 2019, também em Campinas/Foto: Camila Delmondes

 

O médico neurologista Fernando Cendes – pesquisador responsável pelo CEPID BRAINN, chefe do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e anfitrião do evento, em conjunto com o professor do Departamento de Patologia da FCM, Fábio Rogério – explicou que, comparado às edições anteriores, o INES 2023 dá mais ênfase à neuroimagem, buscando não apenas discutir os avanços das pesquisas nesse campo, como também proporcionar um momento de imersão prática.

Referência mundial nos estudos relacionados à epilepsia, Fernando Cendes falou sobre os avanços da comunidade científica internacional no diagnóstico e tratamento da doença nos últimos anos a partir da realização de eventos como o INES, que visam a disseminar o conhecimento – sobretudo entre os pesquisadores mais jovens.

O médico neurologista Fernando Cendes é professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e referência mundial nos estudos sobre epilepsia/Foto: Camila Delmondes

 

“Os avanços têm sido incrementais. No decorrer dos últimos anos, passamos a contar com nova revisão da classificação internacional das epilepsias, incluindo patologias até então não entendidas ou diagnosticadas; tivemos avanços na área de genética, com a identificação de marcadores moleculares para o diagnóstico mais preciso da epilepsia; e fechamos consenso na comunidade científica internacional quanto às nomenclaturas utilizadas, de modo que, agora, falamos a mesma língua em diversas partes do mundo [quando o assunto é epilepsia e seus achados científicos, de modo geral]”, comentou o dr. Cendes.

Participam do curso como convidados da programação, compartilhando expertises, os professores Ingmar Blümcke, Roland Coras e Stefan Rampp, da Alemanha; Enrico Ghizoni, Helder Tedeschi, Clarissa Lin Yasuda, Iscia Lopes-Cendes, Fábio Rogério, Simoni Avansini, Marcus Vinicius Giglio e Marina Alvim, do Brasil.

 

FOTOS DO EVENTO

Clique para ampliar.

 


Compartilhe! / Share this!