Fernando Cendes é novo Editor-Chefe da seção de Epilepsia do Frontiers in Neurology


Fernando Cendes Chief Editor of Epilepsy specialty - Frontiers in Neurology 2019

Pesquisador Responsável pelo CEPID BRAINN, Cendes chefiará editoria de epilepsia no respeitado periódico internacional.

01 de fevereiro de 2019  | por Redação WebContent

O respeitado periódico científico internacional Frontiers in Neurology anunciou o pesquisador Fernando Cendes, do CEPID BRAINN, como Specialty Chief Editor da seção de Epilepsia da publicação.

De acordo com o anúncio, Cendes trabalhará para a divulgação de artigos que “avancem nosso conhecimento sobre os mecanismos da epileptogênese e da progressão da doença”, além de “pesquisas aplicadas que melhorem o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das diferentes formas de epilepsias”.

De acordo com o Journal Citation Reports, o Frontiers in Neurology é o segundo periódico open-access mais citado na categoria Neurologia Clínica no mundo, com mais de 1.600 citações em 2016. A publicação possui fator de impacto 3.552.

 

A IMPORTÂNCIA DA EDITORIA DE EPILEPSIA

No anúncio oficial, Cendes explica que boa parte do conhecimento que temos hoje sobre o funcionamento do cérebro em geral é decorrente de pesquisas intimamente relacionadas à epilepsia. O pesquisador cita como exemplo avanços sobre a compreensão da fisiologia da memória e da linguagem que têm como base eletroencefalogramas pré-operatórios e estudos pós-operatórios em pacientes com a doença.

Assim, todas as novidades científicas que elucidem aspectos da epilepsia têm o potencial de aprimorar ainda mais nosso entendimento sobre o funcionamento do cérebro humano como um todo.

Além disso, de acordo com Cendes, a preocupação com o tratamento da doença será uma prioridade. “É crucial esclarecer por que muitos pacientes não respondem a medicações anticonvulsivas e por que 70% dos pacientes com epilepsias fármaco-resistentes respondem bem ao tratamento cirúrgico, enquanto que 30% destes não apresentam melhora após a cirurgia”.

Para mais informações, acesse o release completo (em inglês).

Release no Frontiers in Neurology

 

One thought on “Fernando Cendes é novo Editor-Chefe da seção de Epilepsia do Frontiers in Neurology

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *