Primeiro encontro da Caravana da Saúde tem participação de ligas e CEPIDs da Unicamp


CEPID BRAINN - Caravana da Saude - Primeira Edicao
Compartilhe! / Share this!

Detalhes e fotos da Caravana da Saúde, evento educativo in loco e que contou com a participação do CEPID BRAINN.

 

Texto e imagens: comunicação FCM Unicamp

A Caravana da Saúde teve seu primeiro encontro no último domingo, 7 de maio, na Escola Celeste Palandi de Mello, no Jardim Campo Belo, em Campinas. Organizada pelo professor Li Li Min, do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o evento contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC). O público foi estimado em 10 mil pessoas.

A atividade voluntária teve como objetivo promover um espaço de troca de informações e orientações relacionadas à saúde e a questões jurídicas. Além do espaço informativo, também foram realizadas atividades artísticas e culturais relativas à cultura chinesa e voltadas às crianças.

Participaram, pela FCM, alunos das Ligas de Neurologia e Neurocirurgia, e de Pneumologia e Cirurgia Torácica, CEPIDs OCRC e Brainn, e equipe da disciplina de Medicina do Adolescente, do Departamento de Pediatria. Na ocasião, foi distribuído material informativo e explicações sobre AVC e epilepsia.

“Nas diversas conversas com os participantes, palavras como ‘necessidade’ eram recorrentes. De um lado, estava a comunidade carente, que pela primeira vez recebeu atenção e informações sobre como cuidar da sua saúde, orientação jurídica, lazer e cultura. Do outro lado, os voluntários, sendo boa parte alunos, que consideraram a ação importante na sua formação. Necessitamos cuidar um dos outros: fazer bem nos faz bem”, avaliou Li Li Min.

 

Próximos encontros

Estão confirmados mais três encontros da Caravana neste ano: 18 de junho no bairro Costa e Silva, 2 de setembro no Village e 12 de outubro no São Bernardo. Há a perspectiva de ir a outras cidades no ano que vem.

 

Apoio

A ação foi executada pela ASPE (Assistência à Saúde do Paciente com Epilepsia) em parceria local com a Igreja CAMESC, Instituto Impacto, Aprocima e Neto Lar e Construção. Houve apoio ainda de entidades como Rotary, Aliança Brasil China de Campinas, Associação de Caridade China Brasil, Instituto Confúcio da Unicamp bem como instituições acadêmicas com professores e alunos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia da Unip e Anhanguera.

Texto originalmente publicado no site da FCM: Primeiro encontro da Caravana da Saúde tem participação de ligas e CEPIDs da FCM

 

Confira abaixo fotos do evento. Clique para ampliar.

 


Compartilhe! / Share this!