Rádio Escafandro entrevista dra. Clarissa Yasuda sobre COVID longa


CEPID BRAINN - divulgacao radio escafandro - COVID-19 - Clarissa Yasuda entrevista
Compartilhe! / Share this!

Ouça o podcast e a entrevista da dra. Clarissa Yasuda nas principais plataformas de streaming!

 

O episódio 92 do podcast da Rádio Escafandro discutiu COVID. Mais especificamente, os efeitos a longo prazo da doença. Entre os entrevistados, a dra. Clarissa Yasuda, pesquisadora do CEPID BRAINN e uma das maiores especialistas no assunto.

 

Ouça o podcast no Spotify

 

Descrição do episódio

Estudos mostram que metade dos pacientes que se infectaram com o coronavírus antes de se vacinar tiveram algum tipo de sequela de longo prazo – sintomas da síndrome da Covid longa. Entre os vacinados, esse número cai para 4%. Ainda assim, são centenas de milhões de pessoas ao redor do planeta.

A Covid longa pode acometer pessoas de todas as idades, de crianças a idosos. Pode atacar as mais variadas partes do corpo. E pode ter sintomas leves, como queda de cabelo, ou graves, como trombose ou demência.

Neste episódio, mergulhamos nessa doença ainda pouco conhecida e contamos a história de uma pessoa que foi ao extremo do humanamente possível para tentar se livrar dos sintomas da Covid.

 

Entrevistados

  • Guilherme Galuppo Borba: Geógrafo, urbanista, gestor e artista.
  • Rafaella Fortini: Farmacêutica e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
  • Clarissa Yasuda: Médica Neurologista, professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especialista nos impactos neurológicos da Covid.

 

Sobre o Podcast

A Rádio Escafandro é um podcast para mergulhos profundos. Os temas vão de política a ciência, de cultura a saúde, de urbanismo a comportamento.

A abordagem é sempre jornalística, mas tem um pé na literatura e outro na filosofia.

Os princípios que norteiam a produção são:

  • Busca pela verdade dos fatos
  • Busca por clareza na comunicação
  • Busca por originalidade e pluralidade
  • Busca por uma estética atraente

Com uma hora de duração e frequência quinzenal, os episódios contam com diversos entrevistados cada um e são editados num formato narrativo, que também varia de acordo com o tema retratado.

No ar desde fevereiro de 2019, a Rádio Escafandro é mantida exclusivamente pelos ouvintes por meio de uma campanha de financiamento coletivo.

Faz parte da rede de podcasts jornalísticos Rádio Guarda-Chuva, e do B9.

O podcast foi criado e é produzido, editado, sonorizado e apresentado pelo jornalista e escritor Tomás Chiaverini.

Tomás Chiaverini é escritor e jornalista, autor dos romances “Correio do Fim do Mundo” e “Avesso”. Publicou também os livros-reportagem “Cama de Cimento” e “Festa Infinita”.

Formado em 2004, escreveu para Folha de S.Paulo, revista Piauí, The Intercept, Agência Pública entre outros. Foi produtor, editor de texto e editor-chefe do programa Roda Viva, da TV Cultura.

Desde o início de 2019, dedica-se exclusivamente à produção, edição e apresentação do podcast Rádio Escafandro. Nasceu em 1981, em São Paulo, onde vive hoje.

 


Compartilhe! / Share this!