Pesquisadores do BRAINN publicam, na Scientific Reports, análise sobre impacto cognitivo e cerebral da COVID-19


CEPID BRAINN - Pesquisa COVID-19 efeitos cognitivos Scientific Reports
Compartilhe! / Share this!

Estudo avaliou o impacto da doença em pessoas que tiveram casos mais leves de COVID. Artigo já soma mais de 20 mil acessos no website da Nature.

 

Um grupo de pesquisadores do CEPID BRAINN publicou, no último mês de janeiro (2024), o artigo “Microstructural brain abnormalities, fatigue, and cognitive dysfunction after mild COVID‑19“, na revista Scientific Reports. Em menos de um mês, o estudo já possui mais de 20 mil acessos via o website da revista – o que mostra que o interesse por pesquisas de ponta sobre os efeitos neurológicos da COVID-19 ainda está longe de terminar, um reflexo das muitas incertezas que ainda rondam a correlação COVID-cérebro.

O Scientific Reports é 5º periódico científico mais citado em todo o mundo (foram mais de 738 mil citações a artigos publicados no journal em 2022) e faz parte do grupo editorial da revista Nature.

O estudo avaliou o impacto cognitivo e cerebral da COVID-19 em pessoas que tiveram casos mais leves da doença. Esse enfoque é importantíssimo, já que foram realizados, ao longo dos últimos anos, diversos estudos com pessoas seriamente afetadas pela doença, porém poucos até o momento realizaram avaliações neuropsicológicas (com o apoio de imageamento cerebral) em pessoas que tiveram sintomas mais leves.

Será que, mesmo nos casos menos graves, a COVID gerou sequelas cognitivas significativas?

Acesse o artigo na íntegra

Após casos graves de COVID-19, sintomas como ansiedade, depressão e problemas de memória têm sido reportados com frequência – em alguns pacientes, eles chegam a durar mais de 02 anos

O trabalho analisou 97 indivíduos, com idade média de 41 anos, sem sintomas psiquiátricos nem histórico deles (como ansiedade e depressão), após uma infecção leve por COVID-19. Foram realizadas entrevistas, exames neurológicos e neuropsicológicos, além de exames de imageamento cerebral.

Desse grupo, 36% dos pacientes reportaram dificuldades de memória, 31% disseram sentir fadiga, 29% dores de cabeça e 20% dificuldade de concentração após os sintomas agudos. Por meio de testes adicionais, sintomas de fadiga foram identificados em 83% dos participantes, 35% mostraram sonolência excessiva, 21% apresentaram dificuldades na fluência verbal e em 16% pode ser observado déficit de memória.

Além desses indícios de comprometimento cognitivo, os pesquisadores identificaram sutis anormalidades na substância branca cerebral nos pacientes, via imageamento por ressonância magnética.

No artigo, além de apresentar os resultados acima, os pesquisadores discutem os potenciais mecanismos que poderiam explicar os efeitos do vírus SARS-CoV-2 no cérebro, correlacionam os achados a outras análises realizadas no mundo e comentam o futuro da pesquisa, que será seguida por um estudo longitudinal, com número maior de pessoas analisadas, e que fornecerá ainda mais detalhes sobre o impacto a longo prazo da COVID-19 no cérebro e na cognição.

O artigo pode ser livremente acessado no link: https://www.nature.com/articles/s41598-024-52005-7

 

Ficha do artigo

Título: Microstructural brain abnormalities, fatigue, and cognitive dysfunction after mild COVID-19

Autores: Lucas Scardua-Silva, Beatriz Amorim da Costa, Ítalo Karmann Aventurato, Rafael Batista Joao, Brunno Machado de Campos, Mariana Rabelo de Brito, José Flávio Bechelli, Leila Camila Santos Silva, Alan Ferreira dos Santos, Marina Koutsodontis Machado Alvim, Guilherme Vieira Nunes Ludwig, Cristiane Rocha, Thierry Kaue Alves Silva Souza, Maria Julia Mendes, Takeshi Waku, Vinicius de Oliveira Boldrini, Natália Silva Brunetti, Sophia Nora Baptista, Gabriel da Silva Schmitt, Jhulia Gabriela Duarte de Sousa, Tânia Aparecida Marchiori de Oliveira Cardoso, André Schwambach Vieira, Leonilda Maria Barbosa Santos, Alessandro dos Santos Farias, Mateus Henrique Nogueira, Fernando Cendes & Clarissa Lin Yasuda

Publicado em: Scientific Reports volume 14, Article number: 1758 (2024)

DOI: https://doi.org/10.1038/s41598-024-52005-7


Compartilhe! / Share this!