Síndrome de Ramsay Hunt: o que é a infecção que teria paralisado metade do rosto de Justin Bieber


CEPID BRAINN - Justin Bieber e Fernando Cendes - Portal G1
Compartilhe! / Share this!

Fernando Cendes, médico e pesquisador responsável pelo CEPID BRAINN, é entrevistado pelo portal G1 sobre síndrome que atinge cantor canadense.

20 de junho de 2022  | publicado originalmente no portal G1

Cantor publicou vídeo nesta sexta-feira (10) com metade do rosto inerte e disse que foi diagnosticado com a síndrome, também conhecida como herpes-zoster do ouvido. Veja sintomas, causas e tratamento para a condição.

O cantor e compositor Justin Bieber publicou um vídeo nas redes sociais nesta sexta-feira (10) com metade do seu rosto paralisado. Na postagem, Bieber disse aos seus fãs que ele teria sido diagnosticado com a rara síndrome de Ramsay Hunt.

A enfermidade, também chamada herpes-zoster do ouvido, é provocada pelo mesmo vírus que causa a varicela e o herpes-zoster (que é diferente do herpes-labial).

Sua principal característica, além da paralisia da musculatura do rosto, é uma forte dor de ouvido, tendo em vista que a infecção acomete o nervo facial perto do ouvido interno, a parte mais profunda do órgão.

 

O que é Síndrome de Ramsay Hunt?

Fernando Cendes, professor titular de Neurologia da Unicamp, explica que o vírus da síndrome, o varicella-zoster, pode se alojar tanto próximo ao olho (no chamado zoster oftálmico) quando próximo ao ouvido, onde passa o nervo facial que controla o funções nervosas e musculares que permitem os movimentos da face.

Ele conta que a principal características da doença é uma forte dor no ouvido, surgimento de bolhas (vesículas) do lado interno ou externo do ouvido e uma paralisia facial.

 

O que causa?

Cendes explica que ela não é uma doença genética. O mais comum é condição antigir imunossuprimidos ou pessoas que tiveram uma diminuição da sua imunidade, como uma infecção ou algum outro problema de saúde.

Porém, acrescenta o especialista, a síndrome pode acontecer sem uma razão justificável.

“Mas isso é mais raro ainda. Porém é algo que acontece”, diz.

 

Quais os sintomas? Quanto tempo duram?

Os sintomas costumam durar de uma a três semanas. Os principais são as intensas dores no ouvido e a paralisia dos músculos do rosto.

  1. Forte dor no ouvido
  2. Paralisia facial periférica (inflamação dos nervos que controlam a musculatura do rosto)
  3. Zumbido no ouvido, alterações na audição ou hipersensibilidade ao som
  4. Dor de cabeça
  5. Tontura
  6. Vertigens
  7. No geral, em casos de paralisia facial, a fala também fica mais alterada

 

“As lesões no ouvido e a dor no ouvido são componentes muito importantes nessa síndrome”, destaca o médico.

 

Quem está mais suscetível?

Danilo Anunciatto Sguillar, otorrinolaringologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que como a síndrome é causada pelo vírus da varicella-zoster, pessoas que tiveram a doença são mais suscetíveis a terem a reativação do vírus em algum momento da vida, principalmente após algum episódio de deficiência do sistema imunológico.

“No momento que essa pessoa tem uma imunossupressão, como o diabates, ela tem uma propensão ao quadro de infecção. Além disso, crianças e idosos também são mais suscetíveis”, diz.

 

Qual é o tratamento? Quais são as possíveis sequelas?

O tratamento geralmente é feito com antivirais orais que atacam o vírus e, no caso da paralisia facial, corticoides, medicamentos anti-inflamatórios.

Veja a matéria completa no website do G1

 


Compartilhe! / Share this!