“The new world of RNAs” – paper de pesquisadora do BRAINN entre os mais citados de periódico internacional


paper top citacoes genetics and molecular biology iscia lopes cendes

Trabalho da dra. Iscia Lopes-Cendes, do CEPID BRAINN, ganha o 5º lugar dentro os papers mais citados da publicação.

16 de julho de 2019  | por Redação WebContent

O periódico científico Genetics and Molecular Biology (antigo ‘Brazilian Journal of Genetics’) é publicado desde 1998 pela Sociedade Brasileira de Genética. Em 2015, seu fator de impacto foi de 1.341.
O paper “The new world of RNAs“, de coautoria da pesquisadora do CEPID BRAINN dra. Iscia Lopes-Cendes, é o quinto trabalho científico mais citado do periódico Genetics and Molecular Biology.

O periódico internacional, cujo fator de impacto em 2018 foi de 2.127, compilou uma lista dos papers mais citados em sua história, a partir de dados do Web of Science no período 2014 a 2019. O review da dra. Cendes, que trabalha no Laboratório de Genética Molecular da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas e conduz pesquisas sobre neurogenética, conquistou 47 citações, galgando a quinta colocação no ranking.

Em “The new world of RNAs“, Iscia e colegas descrevem as recentes descobertas sobre dois tipos de RNAs não codificantes: os microRNAs e os small interfering RNAs (siRNAs). Além de traçar um panorama completo sobre estes assuntos, discutindo desde a biogênese à função dos RNAs não codificantes, o artigo aborda, ainda, seu potencial terapêutico no tratamento de diversas condições em humanos, seja como biomarcadores de doenças, seja na regulação da expressão de genes específicos.

 

PARA SABER MAIS

  • Dogini DB, Pascoal VD, Avansini SH, Vieira AS, Pereira TC, Lopes-Cendes I. The new world of RNAs. Genet Mol Biol. 2014 Mar; 37(1 Suppl): 285-293.