Setenta docentes da Unicamp integram ranking de melhores cientistas do mundo


CEPID BRAINN - Ranking Unicamp Melhores Cientistas do Mundo 2023
Compartilhe! / Share this!

Quatro pesquisadores do CEPID BRAINN estão na lista dos melhores cientistas do mundo – confira!

 

Autoria: Redação do Jornal da Unicamp, com informações da Agência Fapesp | Fotos: Antonio Scarpinetti | Edição de imagem: Paulo Cavalheri

Setenta docentes da Unicamp constam na segunda edição do ranking de melhores cientistas do mundo em diversas áreas do conhecimento. O levantamento foi divulgado, recentemente, pelo portal acadêmico Research.com. A posição de cada pesquisador é baseada no chamado D-index (Discipline H-index), que considera exclusivamente número de artigos e quantidade de citações para cada disciplina examinada. Para fazer a seleção, foram combinados dados bibliométricos de várias fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef. As informações foram coletadas em dezembro de 2022.

O professor José Mario Martínez, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, foi classificado em 1º lugar no ranking nacional, na área de engenharia e tecnologia, ficando na 996ª  posição mundial. Na área de matemática, o professor também ficou muito bem colocado, em 2º lugar no ranking nacional e na 680ª posição na classificação mundial.

Integram o ranking os pesquisadores do CEPID BRAINN Fernando Cendes, Fernando von Zuben, Iscia Lopes-Cendes e Roberto Lotufo

Outro destaque é o professor José Cláudio Geromel, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, que ficou em 1º lugar no ranking nacional na área de engenharia elétrica e eletrônica e na posição mundial em 1.150. Já o docente do Instituto de Química Nelson Durán ficou em 2º lugar no Brasil na área de Química e em 1.217º no ranking mundial.

O professor Fernando Cendes, da Faculdade de Ciências Médicas, também foi classificado em duas áreas do conhecimento. No Brasil, consta em 14º lugar em neurociência e em 19º em medicina.

Confira a lista com os docentes da Unicamp mencionados no ranking. 

Consulte todas as listas brasileiras e mundiais.

Leia matéria publicada no site da Agência Fapesp.

 

Veja a matéria no website da Unicamp

 


Compartilhe! / Share this!