PIPE-TC Centros: envio de propostas para nova chamada da FAPESP termina em 31 de julho


CEPID BRAINN - Nova chamada FAPESP PIPE-TC Centros
Compartilhe! / Share this!

Detalhes sobre o PIPE-TC Centros, nova chamada da FAPESP para empresas que possuem parcerias com Centros de Pesquisa como os CEPIDs.

 

A FAPESP lançou a chamada PIPE-TC (Transferência de Conhecimento) – Centros – uma chamada inédita voltada exclusivamente para as tecnologias resultantes dos Centros apoiados pela FAPESP.

O PIPE TC – Centros tem como objetivo apoiar a pesquisa para o desenvolvimento de soluções inovadoras em empresas em parceria com instituições de pesquisa, em temas relacionados aos tratados pelos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), Centros de Pesquisa em Engenharia/Centros de Pesquisa Aplicada (CPEs/CPAs), e Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD). Podem apresentar propostas pesquisadores vinculados a empresas com até 250 empregados, com unidade de pesquisa no estado de São Paulo, que sejam spin-off dos Centros (CEPID, CPE, CPA ou CCD) FAPESP. A empresa poderá ser constituída após a aprovação do mérito da proposta. Neste caso, a concessão da proposta ficará condicionada à constituição formal da empresa.

A chamada completa está disponível em https://fapesp.br/15994/chamada-fapesp-pipe-tc-centros. O prazo para submissão de propostas no SAGe termina em 31/07. O anúncio dos projetos selecionados será em outubro deste ano.

Modalidade de fomento: PIPE TC – Fase 1 e Fase 2 Direta
Duração máxima da Fase 1: até 9 meses
Duração máxima da Fase 2 Direta: até 24 meses
Data limite para submissão: 31/07/2023
Contato: [email protected]

Chamada no website da FAPESP

 

Dúvidas? Participe do webinar no dia 06

Em 06/06/2023, a FAPESP realizará um evento on-line para tirar dúvidas sobre a chamada. As inscrições podem ser feitas em https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_5H7-DDl8T7O6aAANFcV79Q

 

Mais informações

Características da Proposta

  • O projeto deve ser realizado necessariamente em parceria com Instituição de ensino superior ou de pesquisa no estado de São Paulo que integre um Centro e que tenha participado no desenvolvimento da tecnologia objeto da proposta.
  • A equipe do projeto deverá demonstrar conhecimento e competência técnica no tema do projeto, mas não é exigido nenhum título formal (seja de graduação ou pós-graduação).
  • A Instituição de Pesquisa Parceira deverá indicar um Pesquisador que será o responsável pela execução da parte do projeto que lhe couber. O Pesquisador Responsável na Instituição Parceira deve ser um pesquisador responsável, pesquisador principal ou pesquisador associado de um Centro vigente.
  • O valor total a ser solicitado à FAPESP será de até R$ 300 mil para a Fase 1 e de até R$ 1,5 milhão para a Fase 2, sendo que pelo menos 30% e no máximo 50% do orçamento solicitado deverão ser alocados na Instituição de Pesquisa Parceira. O restante do orçamento será executado pela empresa, que deverá desenvolver internamente sua parte das atividades de pesquisa. Excepcionalmente, e desde que a proposta contenha a justificativa técnica para isso e seja aprovada pela FAPESP, poderá ser subcontratado até 20% do valor da proposta de outras empresas ou a contratação de consultores especializados para atividades técnicas de curta duração. Eventual subcontratação só poderá ocorrer para atividades acessórias e que não façam parte do objeto principal da pesquisa.
  • A proposta deverá seguir as características do PIPE-TC, conforme normas disponíveis em https://fapesp.br/pipetc. Cada proposta deve ser submetida no SAGe e deve conter os itens e documentos indicados no Sistema.

 

Apoio oferecido

  • Além dos recursos financeiros oferecidos, as equipes das propostas selecionadas serão elegíveis à participação no PIPE Empreendedor.

 

Sobre o PIPE-TC

 


Compartilhe! / Share this!