Pesquisadores do BRAINN são premiados no Symposium on Virtual and Augmented Reality 2021


CEPID BRAINN - premiacao SVR21 - capa
Compartilhe! / Share this!

Confira os trabalhos premiados no evento, sobre uso de Realidade Virtual e Realidade Aumentada na reabilitação clínica de pacientes.

10 de novembro de 2021  | por Redação WebContent

O mundo está mudando. Vivemos uma época de transição tecnológica, em que o mundo digital se remodela rapidamente a fim de abraçar novas tecnologias, capazes de mudar completamente a maneira como interagimos com a informação. A Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) são os grandes destaques desse novo cenário.

Ambos os termos, razoavelmente desconhecidos até pouco tempo atrás, hoje já são comuns na grande mídia, em debates sobre o futuro da tecnologia e no dia a dia de milhões de pessoas em todo o mundo. Afinal, com o auxílio de um smartphone simples, já é possível “aprimorar” a realidade “de verdade” incluindo cenas, objetos e ações que só existem no mundo virtual. Por meio de óculos especiais de realidade virtual (cujos preços estão cada vez mais acessíveis), o usuário é capaz de entrar de cabeça em novos e excitantes mundos de bits e bytes. Gigantes da tecnologia – como o Facebook, agora chamado de ‘Meta’ justamente por causa do potencial da RV e da RA – já começam a moldar a internet do futuro tendo o conceito de imersão em novas realidades em primeiro plano.

O potencial da RV e da RA é enorme, e um dos campos mais interessantes de pesquisa é o uso destas tecnologias na reabilitação física. Tratamentos que incluem realidade virtual ou aumentada podem ser usados para motivar os pacientes a realizar ações e exercícios de forma lúdica e divertida. Os dados obtidos pelos software podem servir de base para a criação de tratamentos melhores e mais eficientes. As possibilidades médicas são imensas.

Neste quesito, unindo Realidade Virtual, Realidade Aumentada e pesquisas científicas de ponta sobre reabilitação, pesquisadores do CEPID BRAINN conquistaram dois prêmios no 23º Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), principal conferência sobre RV e RA realizada no Brasil. O evento é organizado pela Comissão Especial de Realidade Virtual (CERV), vinculada à Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Os pesquisadores associados que conduzem a linha de pesquisa em Reabilitação Virtual no BRAINN e agraciados com os prêmios são:

  • Alexandre Fonseca Brandão – IFGW / UNICAMP
  • Prof. Diego Roberto Colombo Dias – Computação / UFSJ
  • Prof. Marcelo de Paiva Guimarães – Computação / UNIFESP
  • Prof. José Remo Ferreira Brega – Computação / UNESP

Em 2021, o SVR aconteceu em outubro, de maneira 100% virtual. Participaram do evento pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas acadêmicas, industriais e comerciais, que participaram de discussões e apresentações sobre novas aplicações da RV e da RA.

Veja a seguir detalhes sobre as premiações.

 

Best XR Experience Demo Award

O prêmio foi concedido ao software KinesiOS, para registro e mensuração de amplitude de movimento.

CEPID BRAINN - premiacao SVR21 - Best XR Experience Demo Award

Scudeletti L.R., Brandão A.F., Dias D., Brega J.R.F. (2021) KinesiOS: A Telerehabilitation and Functional Analysis System for Post-Stroke Physical Rehabilitation Therapies?. In: Gervasi O. et al. (eds) Computational Science and Its Applications – ICCSA 2021. ICCSA 2021. Lecture Notes in Computer Science, vol 12950. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-86960-1_13

 

Best Application Paper Award

Recebeu a premiação o paperClassification of Human Movements with Motion Capture Data in a Motor Rehabilitation Context“, que descreve uma solução em Realidade Aumentada para reabilitação de membros superiores e inferiores.

CEPID BRAINN - premiacao SVR21 - Best Application Paper Award

Rodrigues LGS, Dias DRC, Guimarães MP, Brandão AF, Rocha L, Iope R and Brega JRF. Classification of Human Movements with Motion Capture Data in a Motor Rehabilitration Context. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 55-62. https://sol.sbc.org.br/index.php/svr/article/view/17519 

 

Confira em breve no website do CEPID BRAINN mais detalhes sobre as pesquisas vencedoras!


Compartilhe! / Share this!