Tecnologia, interatividade e inovação: começa hoje o SIPAIM 2021


Compartilhe! / Share this!

Pela primeira vez no Brasil, o Simpósio Internacional sobre Processamento e Análise de Informações Médicas (SIPAIM, da sigla em inglês) comemora sua 17ª edição em evento repleto de novidades.

17 de novembro de 2021  | por Redação WebContent

Com muita tecnologia, inovação e interação, começou hoje o 17th International Symposium on Medical Information Processing and Analysis (SIPAIM). O evento ocorre até o dia 19. Pela primeira vez tendo o Brasil como sede, o SIPAIM acontece este ano em conjunto com o 10th Symposium on Medical Instrumentation and Imaging (SIIM).

Desde sua primeira edição, o SIPAIM já percorreu diversos países da América Latina, como Argentina, Colômbia, Equador, México, Venezuela e Peru, e tem o objetivo de promover a pesquisa médica em áreas como imageamento e análise de dados. O simpósio une cientistas de diversas áreas do conhecimento, engenheiros, médicos, educadores e estudantes em debates sobre o estado-da-arte em pesquisas acadêmicas e em inovações tecnológicas. Com intuito similar, o SIIM foi criado em 2000 por estudantes e professores da USP São Carlos, e nesse ano junta forças com o SIPAIM em um encontro internacional de peso, repleto de interatividade entre os participantes.

Ao longo dos três dias de evento, os participantes poderão assistir a palestras de quatro keynote speakers, onze sessões técnicas e de pôsteres – que discutirão assuntos como Imageamento Médico e Biomédico, Análise de Biosinais, E-health e Inteligência Artificial -, duas sessões especiais sobre inovações em tecnologia médica (com demonstrações ao vivo de protótipos de produtos) e histórias de sucesso entre pesquisadores da área da saúde e de tecnologia.

O evento ocorre em ambiente virtual na plataforma Gather, que permite aos participantes criar avatares (em um charmoso estilo pixel art) e explorar um pequeno ‘mundo virtual’ moldado especialmente para o SIPAIM. Os avatares podem interagir com diversos objetos criados pelos organizadores, caminhar por salas e ambientes distintos e conversar, via chat, áudio ou vídeo, com os demais participantes. No mundo criado para o SIPAIM, os usuários acessam inicialmente um lounge em que podem encontrar outros participantes e obter informações gerais do evento; depois, caminham até salas em que sessões específicas acontecem, como os auditórios de palestras, as salas de exibição de pôsteres e as de demonstrações. Ao acessar a sala virtual de pôsteres, por exemplo, é possível aproximar o personagem de um pôster virtual e, ao interagir com ele, abrir uma versão completa da imagem, em alta resolução, em seu computador.

SIPAIM 2021 - lounge do GatherTown

A plataforma Gather é a “sede virtual” do evento.

 

Abrindo os trabalhos no primeiro dia de evento, a General Chair do SIPAIM 2021, dra. Leticia Rittner, pesquisadora da FEEC Unicamp e do CEPID BRAINN, deu as boas-vindas aos participantes em uma sessão especial, que contou com a participação de Helio Schectman, presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, Antônio José de Almeida Meirelles, reitor da Unicamp, José Alexandre Diniz, diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp, Natasha Lepore, pesquisadora da University of South California e membro do steering commitee do evento, Eduardo Tavares, chair do SIIM, e demais convidados. Neste primeiro dia, além de keynotes, palestras, sessões técnicas e de pôsteres, os inscritos ainda puderam aproveitar momentos de descontração e interação virtual no “Welcome Show“, que contou com animadas conversas informais e competições de conhecimentos gerais sobre o Brasil.

 

CONHEÇA OS KEYNOTES DO EVENTO

  • Dr. Daniel Racoceanu, Sorbonne University, France – apresentará o tema “Computational Pathology – from Cancers to Neuropathology : pathway of a modern gold standard
  • Dr. Pamela Guevara, Universidad de Concepción, Chile – apresentará o tema  “Study of structural brain connectivity based on diffusion MRI
  • Dr. Leo Joskowicz, Hebrew University of Jerusalem, Israel – apresentará o tema “Accelerating Deep Learning Medical Image Analysis in Radiology
  • Dr. Alexandre Falcão, UNICAMP – apresentará o tema “Human-machine interaction for medical image analysis based on convolutional neural networks

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES

Acesse as redes sociais do SIPAIM 2021 e o website oficial do evento.

Facebook Twitter LinkedIn Instagram Website oficial

 

 


Compartilhe! / Share this!