Pesquisadores do BRAINN inovam no uso de I.A. contra a COVID-19 e são premiados no MICCAI 2020


Compartilhe! / Share this!

A parceria entre NeuralMind e o MICLAb foi a vencedora do “COVID Solution Award” no evento “MICCAI 2020 Startups Village Pitch Competition”.

09 de outubro de 2020  | por Redação WebContent

O consórcio entre a NeuralMind, startup liderada pelo pesquisador Roberto Lotufo, do CEPID BRAINN, e o MICLab, coordenado pela também pesquisadora do BRAINN dra. Leticia Rittner, recebeu mais um importante prêmio esta semana.

A parceria entre os dois grupos de pesquisa desenvolve soluções inovadoras que empregam Inteligência Artificial (I.A.) na análise de imagens médicas, auxiliando no diagnóstico de doenças como a COVID-19.

Em setembro, o trabalho do consórcio foi o vencedor dos desafios propostos pelo IdeiaGov, uma iniciativa do governo do estado de São Paulo para incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias para aprimoramento da saúde pública (saiba mais sobre os desafios do IdeiaGov aqui).

CEPID BRAINN - MICLab e NeuralMind vencedores MICCAI 2020 - premiacao

 

Agora, em outubro, as inovações do grupo de pesquisas foram reconhecidas com a premiação COVID Solution Award na competição de pitches do MICCAI Startups Village, evento que ocorre durante a 23ª Conferência MICCAI (Medical Image Computing & Computer Assisted Intervention).

 

MICCAI 2020

Em 2020, pela primeira vez, o encontro anual da MICCAI ocorreu de maneira virtual. Compreensivelmente, boa parte do foco do evento foi em soluções para a atual pandemia da COVID-19. Mais de 100 startups se inscreveram para a competição de pitch, tendo sido julgadas por profissionais das indústrias de tecnologia e saúde, como membros da MICCAI, da SIPAIM e da NVIDIA Global Healthcare AI Startups.

O evento celebrou as conquistas de startups inovadoras, que desenvolvem soluções que prometem melhorar dramaticamente o processamento de informações, o aprendizado de máquina e a modelagem computacional para a área da saúde. Pesquisas de ponta em radiologia acionada por IA, patologia, robótica médica, intervenções auxiliadas por computador e informática em saúde foram apresentadas ao longo do evento.

MICCAI 2020 - reuniao via zoom

No quadro em destaque (borda amarela), o dr. Roberto Lotufo, da NeuralMind e pesquisador do CEPID BRAINN.

 

Os vencedores das 06 categorias principais foram anunciados em reunião virtual, via Zoom. “Ficamos inspirados pela vibrante comunidade de inovadores que se juntaram a nós neste esforço de I.A. para ajudar a tornar o atendimento ao paciente mais automatizado, acessível e escalonável”, disse Renee Yao, líder de startups de IA da NVIDIA Global Healthcare. “Nossos vencedores realmente acreditam em suas soluções e desejam ajudar da maneira que puderem. Pretendemos abrir portas para que eles validem suas ideias, entrem no mercado com mais rapidez e prestem um atendimento melhor. ”

 

Mais informações (em inglês)

 


Compartilhe! / Share this!