EPTV: Pesquisadores da Unicamp mapeiam sequelas do coronavírus em pacientes recuperados


CEPID BRAINN - EPTV 2a EDICAO - Sintomas prolongados COVID-19 Dra. Clarissa Yasuda
Compartilhe! / Share this!

Reportagem de jornal da TV Globo entrevista pesquisadora do BRAINN, dra. Clarissa Yasuda, sobre pesquisa de acompanhamento dos sintomas do coronavírus em pacientes que tiveram a forma leve da doença.

29 de setembro de 2020  | por Redação WebContent

Pesquisa da Unicamp sobre as consequências de longo prazo do novo coronavírus foi um dos destaques da edição de 28/09/20 do jornalístico Jornal da EPTV 2ª Edição. A matéria traz detalhes sobre os estudos sendo realizados em pessoas – mais de 1.000 voluntários, com idade entre 18 e 70 anos – que tiveram a COVID-19 mas apresentaram apenas sintomas leves, não precisando de internação. Ainda assim, mesmo após curadas, alguns sintomas permanecem, às vezes por meses. A fim de entender essas sequelas de longo prazo da COVID-19, os voluntários passam por uma série de exames, de avaliações físicas a ressonância magnética, e serão acompanhados por três anos.

A reportagem entrevista a coordenadora da pesquisa, dra. Clarissa Yasuda, do CEPID BRAINN, que detalha os primeiros resultados dos trabalhos.

 

SINTOMAS DE LONGA DURAÇÃO

75% dos pacientes que apresentaram apenas sintomas leves da COVID-19 na época do diagnóstico relatam ainda ter problemas de saúde, mesmo após a cura. Dentre estes problemas, os mais citados são:

  • Fadiga (40% relatam o problema),
  • Dor de cabeça (30%)
  • Alteração de memória (20%)
  • Alteração no paladar (15%)

Caso esteja neste grupo, ainda é possível participar do estudo e ajudar os pesquisadores a compreender mais a fundo os efeitos da COVID-19. Voluntários ainda podem se inscrever via o e-mail [email protected] ou o telefone/Whatsapp (19) 99 768 – 7517.

 

Assista aqui à reportagem

 


Compartilhe! / Share this!