Bolsa de Pós-Doutorado em Neuromodulação combinada a outras Neurotecnologias e avaliação da funcionalidade somatossensorial


CEPID BRAINN - Vaga de Pos-doutorado FAPESP - divulgacao
Compartilhe! / Share this!

Detalhes sobre bolsa de pós-doutorado vinculada ao projeto “Estudo e desenvolvimento de tecnologias assistivas e de reabilitação para pacientes neurológicos” do CEPID BRAINN.

Sobre a Bolsa de Pós-Doutorado

O Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia (BRAINN) oferece oportunidade de Pós-Doutorado financiado pela FAPESP para desenvolvimento de pesquisa em estudos de inovação e tecnologia voltados para a investigação e reabilitação de pacientes com doenças neurológicas. O BRAINN tem investido em pesquisas para mensuração da plasticidade cortical e respostas periféricas por meio de registro da atividade elétrica muscular e cerebral, medidas quantitativas e qualitativas da função sensório-motora de pacientes neurológicos, e no estudo de técnicas inovadoras de reabilitação neurológica. A tDCS é uma técnica que promove modulação da atividade neural com aplicação direta de corrente elétrica de baixa intensidade em áreas-alvo encefálicas. A tDCS vem sendo utilizada como intervenção de relevância no tratamento de pacientes com doenças neurológicas e distúrbios de movimento. Seus efeitos são conhecidos por potencializarem a recuperação sensório-motora e cognitiva quando a estimulação é combinada com outras alternativas terapêuticas, como o uso de realidade virtual. O uso combinado dessas tecnologias pode resultar em ganhos na reabilitação dos pacientes.

Neste contexto, os objetivos deste projeto de pesquisa são investigar os efeitos combinados da tDCS associada à realidade virtual para reabilitação usando um método de avaliação para acessar a transmissão de informação de receptores aferentes para a área somatossensorial no cérebro.

A bolsa de Pós-Doutorado está vinculada ao subprojeto do BRAINN “Estudo e desenvolvimento de tecnologias assistivas e de reabilitação para pacientes neurológicos”, coordendado pela Profa. Gabriela Castellano.

 

Perfil do candidato: pesquisador independente, proativo e organizado, com experiência no planejamento e desenvolvimento de projetos de pesquisa e com habilidade para trabalhar em uma equipe grande e multidisciplinar. Os candidatos devem ter experiência comprovada em estimulação elétrica do nervo, eletromiografia, medidas de torque passivo e amplitude de movimento, reabilitação usando realidade virtual, sincronização de diferentes tipos de dados vindos de diferentes equipamentos.

Atribuições: Desenvolvimento de projeto específico. Orientação de alunos de iniciação científica. Colaboração em projetos de pós-graduação.

 

Observação

  • Área de conhecimento: neurofisiologia e biomecânica
  • Nº do processo FAPESP: 2013/07559-3
  • Título do projeto: Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia – BRAINN
  • Área de atuação: educação física, ciências do esporte
  • Início: 01/07/2023
  • Pesquisador principal: Prof. Gabriela Castellano
  • Unidade/Instituição: Instituto de Física Gleb Wataghin – Universidade de Campinas (UNICAMP) – Campinas, SP, Brasil
  • Bolsa: O candidato selecionado será beneficiado com uma bolsa de Pós-Doutorado associada ao Projeto BRAINN para início a partir de 01/07/2023. A bolsa de Pós-Doutorado terá duração de 12 meses.

 

Envio de Currículos

Candidatos interessados devem enviar CV até 07/06/2023

Enviar e-mail de interesse

 

Documentos Necessários

  • Currículo Vitae atualizado
  • Cópia do Diploma e Histórico Escolar do curso de Doutorado
  • Carta de apresentação indicando a razão de interesse no grupo, com um breve relato de sua experiência
  • Carta de recomendação

 


Compartilhe! / Share this!