Comunicar Ciência: 300 bolsas para alunos de graduação realizarem divulgação científica com o auxílio da FAPESP


CEPID BRAINN - Edital Comunicar Ciencia FAPESP
Compartilhe! / Share this!

Novo Edital da FAPESP prevê bolsas para produção de conteúdo de divulgação científica para projetos desenvolvidos no estado de São Paulo. Saiba se o seu é elegível e como se inscrever.

 

No último mês de outubro, a FAPESP lançou o Edital Comunicar Ciência, iniciativa focada na divulgação científica e que tem como parceiro o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho. Por meio de 300 bolsas de Iniciação Científica (JC-1) – as quais serão divididas entre 150 duplas de alunos de graduação (a partir do 5º semestre) – o edital visa a estimular e qualificar estudantes para atuar na difusão científica de projetos desenvolvidos no estado de São Paulo.

O canal Futura realizará o treinamento das duplas selecionadas, que poderão utilizar diversos meios – como podcasts, reels e textos – para compartilhar os novos conteúdos com o grande público.

A duração do financiamento é de 06 meses, e o prazo final para apresentação de propostas é 22 de janeiro de 2024.

Para saber mais sobre o Comunicar Ciência, veja a seguir um vídeo gravado por Marcio de Castro Silva Filho, diretor científico da FAPESP apresentando detalhes do edital.

“Talvez esse seja um dos grandes desafios que as Universidades e os Institutos de pesquisa têm, que é mostrar à população os avanços, os desenvolvimento científicos e tecnológicos que são criados em seu âmbito”, afirma Marcio.

“A forma como faremos isso (…) é estimular os jovens, os alunos de graduação a partir de 5º semestre, a formarem duplas e conversarem com coordenadores de projetos financiados pela FAPESP para que possam ter um treinamento específico nessa área. Ao final, apresentarão de uma forma fácil, compreensível pelo público, os desenvolvimentos científicos a partir dos projetos desenvolvidos no estado de São Paulo’, complementa.

 

QUEM PODE PARTICIPAR?

De acordo com matéria divulgada pela Agência FAPESP, “as propostas de trabalho e os nomes dos bolsistas devem ser submetidos por um pesquisador principal de Auxílio à Pesquisa de uma das seguintes modalidades:

  • Projeto Temático,
  • Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs),
  • Centros de Pesquisa em Engenharia/Centros de Pesquisa Aplicada (CPEs/CPAs),
  • Centros de Ciências para o Desenvolvimento (CCDs),
  • São Paulo Excellence Chair (SPEC),
  • Projeto Inicial (PI),
  • Projeto Geração ou Jovem Pesquisador.

“Cada proposta de trabalho deverá prever a entrega de três produtos de difusão científica a serem desenvolvidos por uma dupla de bolsistas no período de seis meses de duração da bolsa”, explica Marcio de Castro. O período da bolsa poderá ser ampliado para um ano.

Os bolsistas selecionados participarão de jornada formativa on-line sobre técnicas de produção de materiais multimídia oferecida pelo Canal Futura. Os produtos desenvolvidos integrarão o acervo da co.educa – midiateca de ciência e tecnologia para professores e alunos do Ensino Básico –, a ser lançada em breve pela FAPESP e a Fundação Roberto Marinho –, além de serem veiculados nas multitelas do Canal Futura e nas plataformas de comunicação da FAPESP”.

A matéria ainda destaca que o enfoque do Edital será em “estudantes de graduação regularmente matriculados em instituições de ensino superior do Estado de São Paulo”.

 

INICIATIVA DOS PRÓPRIOS ALUNOS

A iniciativa de participação no Edital poderá ser dos próprios alunos. Para tanto, eles poderão utilizar o sistema do website https://fapesp.br/comunicarciencia para identificar projetos de interesse, encontrar os contatos das instituições-sede e dos pesquisadores responsáveis e, assim, e manifestar sua disposição de participar.

No website, os alunos poderão selecionar projetos nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Interdisciplinar e Linguística, Letras e Artes.

 

Para mais informações, visite o website da Agência FAPESP

 

CEPID BRAINN - Edital Comunicar Ciencia FAPESP - Poster FAPESP de divulgacao


Compartilhe! / Share this!