Unicamp: Inscrições para bolsas de pós-doutorado no Laboratório de Genética Molecular


FCM Unicamp - bolsas de pos-doutorado
Compartilhe! / Share this!

Oportunidades de bolsas de pós-doutorado em estudos sobre epilepsia e acidente vascular cerebral, na FCM-Unicamp.

18 de fevereiro de 2019  | matéria originalmente publicada no site da FCM-UNICAMP

O Laboratório de Genética Molecular da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) disponibiliza 2 (duas) bolsas de pós-doutorado, pelo período de dois anos, nas áreas de genética molecular:

  1. para a investigação dos fatores genéticos relacionados à resistência ao tratamento medicamentos de pacientes com epilepsia;
  2. para a estudos de epigenética em doenças neurológicas, com ênfase em epilepsias e acidente vascular cerebral.

Confira os detalhes de cada bolsa a seguir.

 


Investigação das bases genéticas da resistência ao tratamento medicamentoso de pacientes com epilepsia

O candidato se utilizará de técnicas de prospecção gênica em larga escala como microarrays de DNA, sequenciamento de nova geração e validação das regiões candidatas por meio de ferramentas de biologia molecular como qPCR, Sequenciamento de Sanger e Western Blot.

O projeto também incluirá ensaios funcionais para explorar as variantes genéticas a serem detectadas, sendo por isso desejável que o candidato possua experiência em técnicas de imunofluorescência, sequenciamento de nova geração (RNA) e espectrometria de massas para análise de proteoma.

Os candidatos devem já ter concluído o doutorado e ter experiência comprovada em sequenciamento de nova-geração incluindo a análise de dados; ferramentas de biologia molecular aplicadas a análise de DNA, RNA e proteína e; técnicas de imunofluorescência. O candidato deve apresentar pelo menos duas publicações científicas em revistas de circulação internacional.


Estudos de epigenética em doenças neurológicas

O candidato se utilizará das seguintes técnicas: estudo da metilação do DNA em larga escala (metiloma), modificação de histonas e outros.

Os candidatos devem já ter concluído o doutorado e ter experiência comprovada nas técnicas citadas acima, além de conhecimentos na área de bioinformática suficientes para a interpretação de dados de sequenciamento de nova-geração.

O candidato deve apresentar pelo menos uma publicações científica em revistas de circulação internacional como primeiro autor.


Inscrições

  • As inscrições para cada uma das bolsas ocorrerão de 15.02 a 15.03, pelo email [email protected]
  • E necessário que o candidato encaminhe seu curriculum vitae, histórico escolar da pós-graduação e duas cartas de recomendação.
  • As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros.
  • O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp (no valor de R$ 7.373,10 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
  • O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd

 

Ler matéria no site da FCM-Unicamp

 


Compartilhe! / Share this!