Agência FAPESP: programa “Entrevista” mostra cientistas que se tornaram empreendedores


agencia fapesp programa entrevista
Compartilhe! / Share this!

Primeiro episódio da segunda temporada do programa “Entrevista” traz pesquisador-empreendedor que participou do CEPID BRAINN.

04 de fevereiro de 2019  | matéria originalmente publicada no site AGÊNCIA FAPESP

“Ciência e Empreendedorismo” é o tema da segunda temporada do programa Entrevista, produzido pelo canal Futura em parceria com a FAPESP, que estreia na próxima segunda-feira (04/02).

Comandada por Paulo Saldiva, professor titular da Faculdade de Medicina e diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), a série convida cientistas de destaque em suas áreas de conhecimento.

Na segunda temporada, Saldiva conversa com 13 pesquisadores que se tornaram empreendedores com apoio de programas e modalidades de apoio da FAPESP.

Cada episódio vai ao ar de segunda a quinta-feira, sempre às 22 horas, com 15 minutos de duração e sem intervalos. Após a exibição, todos ficam disponíveis no Futura Play.

No primeiro episódio, os telespectadores conhecerão a trajetória do engenheiro eletricista Paulo Gurgel Pinheiro, criador da Hoobox, empresa que desenvolveu um sistema computacional que traduz expressões faciais em comandos para controlar uma cadeira de rodas, sem exigir sensores corporais.

A tecnologia permite reconhecer expressões como o arquear das sobrancelhas ou piscar dos olhos. As expressões faciais dos usuários são capturadas por uma câmera e interpretadas por algoritmos executados em um minúsculo computador de bordo, acoplado na cadeira. Os algoritmos transformam as expressões em comandos de controle, como ir para frente ou para trás e girar para a esquerda ou para a direita (leia mais em: http://agencia.fapesp.br/startup-usa-tecnologia-de-reconhecimento-facial-para-monitorar-comportamentos-humanos/29630/).

O entrevistado do programa no dia 5 de fevereiro é o engenheiro florestal Esthevan Gasparoto, fundador da Treevia. A empresa desenvolve, com apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), o Smart Forest, sensor sem fio que permite o controle remoto dos ativos florestais ao longo de todo o ciclo produtivo, indicando o melhor momento para a adubação, permitindo o manejo econômico, reduzindo risco de incêndio, entre outros. O produto foi concebido para atender às demandas de empresas de base florestal e produtores florestais (leia mais em: http://pesquisaparainovacao.fapesp.br/677).

O engenheiro da computação Igor Bittencourt Santiago vai falar no Entrevista sobre tecnologias desenvolvidas pela empresa que criou, a I.Systems. Uma delas utiliza inteligência artificial para o controle e estabilização de processos industriais. Com apoio do PIPE-FAPESP e pedidos de patente nos Estados Unidos, Canadá, Índia e Austrália, a tecnologia já foi adotada por indústrias de setores diversos como agronegócio, química, papel e celulose, além de mineração, entre outros (leia mais em: http://pesquisaparainovacao.fapesp.br/542).

Cada episódio do Entrevista vai ao ar de segunda a quinta-feira, sempre às 22h. Após a exibição, todos ficam disponíveis no Futura Play.

Todos os episódios podem ser vistos em www.futuraplay.org/serie/entrevista.

Confira a matéria no site da FAPESP

 

Saiba mais sobre a Hoobox
A HOOBOX Robotics foca no estudo e no desenvolvimento de soluções inovadoras para controle de cadeiras de roda.

Website: www.hoo-box.com

 


Compartilhe! / Share this!