O que é a Síndrome de Ramsay Hunt, que paralisou o rosto de Justin Bieber


CEPID BRAINN - Justin Bieber e Fernando Cendes - Revista Forum
Compartilhe! / Share this!

Revista ‘Forum’ repercute entrevista do pesquisador do CEPID BRAINN, Fernando Cendes, sobre síndrome que afeta cantor.

20 de junho de 2022  | publicado originalmente na Revista Forum

Um vídeo publicado pelo cantor pop canadense Justin Bieber, de 28 anos, assustou internautas de todo o mundo esta semana. Nas imagens, o ídolo de milhões de adolescentes aparece com metade do rosto paralisado. Alguns shows da turnê de Bieber já tinham sido cancelados e a justificativa era médica. Num primeiro momento, como o artista tinha sido diagnosticado com Doença de Lyme havia algum tempo, atribuiu-se a esta enfermidade causada por bactérias transmitidas pela picada do carrapato os problemas de saúde atuais que levaram à suspensão de suas apresentações. Mas o fato é que o jovem ícone pop tem uma segunda doença rara e ela foi a causadora do problema: a Síndrome de Ramsay Hunt.

Também chamada de herpes-zóster do ouvido, um tipo muito incomum de herpes-zóster (não confundir com herpes labial ou genital), a Síndrome de Ramsay Hunt é causada pelo mesmo vírus da catapora e da herpes-zóster convencional, mas ele age na região do ouvido e afeta os nervos da face. Há casos em que a varicella-zoster, nome do agente causador, se instala também na área dos olhos.

O vírus passa então a promover um processo inflamatório no ouvido e isso pode chegar até porções mais profundas do aparelho auditivo e uma das consequências é justamente a paralisia dos movimentos faciais, já que os nervos dessa zona podem ser comprimidos pela inflamação nas áreas adjacentes. Quem explicou sobre a doença foi o professor de Neurologia da Unicamp Fernando Cendesnuma entrevista ao portal de notícias g1.

A condição não tem qualquer relação com fatores genéticos e é causada por um vírus. No entanto, embora grande parte da população tenha no organismo a varicella-zoster, apenas uma pequenina parcela, por conta de uma baixa no sistema imunológico, apresenta os sintomas da herpes-zóster ou da herpes-zóster do ouvido, também chamada de Síndrome de Ramsay Hunt.

 

Veja a matéria completa no website da Revista Forum

 


Compartilhe! / Share this!