Será que dormir mais aos fins de semana faz mal?


Compartilhe! / Share this!

Li Li Min, pesquisador do CEPID BRAINN, é entrevistado pelo portal Viva Bem sobre os efeitos na saúde de uma rotina desregrada de horas de sono. Confira matéria.

23 de junho de 2022  | publicado originalmente em Viva Bem

Se você tenta compensar o sono nos dias livres, saiba que essa atitude (quase) inofensiva pode prejudicar a sua saúde. O fenômeno ficou conhecido como jet lag social, ou seja, o corpo é alterado quando há uma mudança considerável no padrão do sono durante a semana e aos fins de semana. Algo parecido quando a pessoa viaja por várias horas de avião e enfrenta diferentes fusos horários.

É bastante tentador acordar mais tarde no sábado ou domingo, mas essa alteração brusca de horários confunde o relógio biológico, ou seja, o ritmo circadiano, que regula o metabolismo. Assim, altera-se o estado de alerta do corpo, a temperatura e até mesmo o funcionamento de alguns hormônios importantes, como o do cortisol —conhecido por ser responsável pela liberação do estresse.

“Essa discrepância entre o horário social e o biológico foi associada a diversos problemas de saúde. Não manter horários regulares para dormir provoca disfunções metabólicas e pode até mesmo causar doenças”, explica Li Li Min, neurologista e professor do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Leia a matéria completa no website Viva Bem, do UOL

 


Compartilhe! / Share this!