8th BRAINN CONGRESS: um resumo de três dias de intensas atividades científicas


BRAINN - 8th BRAINN CONGRESS - Reportagem sobre o evento
Compartilhe! / Share this!

Congresso reuniu centenas de participantes em atividades virtuais com pesquisadores de renome internacional. Confira um resumo do que aconteceu e assista aos vídeos das palestras.

08 de julho de 2022  | por Redação WebContent

2022 celebra a oitava edição do BRAINN CONGRESS, a segunda realizada inteiramente em formato virtual. Em um ambiente digital repleto de interação, os participantes – estudantes e pesquisadores de todo o Brasil – expuseram trabalhos, assistiram a dezenas de horas de programação de alta qualidade e puderam participar de debates sobre alguns dos assuntos científicos mais relevantes da atualidade, em encontros com profissionais de renome internacional.

BRAINN - Reportagem BRAINN Congress - espaco virtual

Os participantes do evento puderam explorar um ambiente virtual especialmente criado para o Congresso.

 

AS PALESTRAS DO BRAINN CONGRESS

DEBATES SOBRE TEMAS DE ALTA RELEVÂNCIA EM NEUROCIÊNCIAS

 

DIA 01: EPILEPSIA, ÔMICA E FAKE NEWS

O evento teve início no dia 04 de abril, com as palestras da dra. Simoni Avansini, do jovem pesquisador FAPESP Diogo Troggian Veiga e o impactante encerramento do dr. Luiz Carlos Dias, em uma conversa franca sobre fake news, moderada pelo Coordenador de Educação e Difusão de Conhecimento do CEPID BRAINN, dr. Li Li Min.

A palestra da dra. Avansini retomou temas caros à pesquisadora, que trabalha há anos no estudo de malformações corticais. Avansini apresentou os resultados de um estudo conjunto entre a Unicamp e a Universidade de San Diego, na Califórnia, sobre displasia cortical focalum tema já explorado em detalhes aqui no website do CEPID. Esse tipo de displasia é a principal causa de epilepsia resistente a medicamentos em crianças, e possivelmente a segunda causa dessa resistência em adultos.

O jovem pesquisador FAPESP dr. Diogo Veiga, atualmente trabalhando na FCM Unicamp junto à pesquisadora do CEPID BRAINN dra. Íscia Lopes-Cendes, explicou em palestra os trabalhos em ômica e single-cell relacionados ao cérebro humano e a doenças neurológicas conduzidos por seu grupo de pesquisas, além de apresentar um panorama atual destas áreas de estudos.

Palestra do dr. Diogo Troggian Veiga, Jovem Pesquisador FAPESP, no 1º dia do 8th BRAINN CONGRESS, em 04 de abril de 2022.

O primeiro dia de palestras terminou com um bate-papo com o dr. Luiz Carlos Dias, da Unicamp, sobre fake news e a enorme relevância que elas tiveram ao longo da pandemia da COVID-19. Luiz participou ativamente de importantes debates públicos sobre conscientização científica nos últimos meses, sendo convidado a mesas redondas para interações com outros grandes divulgadores científicos e influenciadores digitais, e trouxe para a sessão especial que fechou a noite detalhes impressionantes sobre o impacto negativo que as notícias falsas têm na criação de uma sociedade coesa e cientificamente orientada.

Palestra do dr. Luiz Carlos Dias, da Unicamp, sobre Fake News, na Sessão Especial do 1º dia do 8th BRAINN CONGRESS, em 04 de abril de 2022. Mediação: dr. Li Li Min, CEPID BRAINN / Unicamp.

 Ao longo do primeiro dia, assim como ocorreu nos demais dias de evento, alunos apresentaram seus trabalhos em sessões orais e de pôsteres, tendo a oportunidade de apresentar, ao vivo e para todo o público do BRAINN CONGRESS, os principais resultados de suas pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

 

DIA 02: IMAGEAMENTO CEREBRAL, DOPAMINA, TRATAMENTOS PARA NEURODEFICIÊNCIAS E NEUROEDUCAÇÃO

O segundo dia do evento começou com a palestra do pesquisador do CEPID BRAINN e professor do Instituto de Física da Unicamp, dr. Rickson Mesquita. Rickson falou sobre uma solução para um dos grandes problemas da neuroimagem: conseguir bons dados de estudo em fisiologia sistêmica global, com foco no cérebro humano. A estratégia apresentada utiliza luz no espectro próximo ao infravermelho, com resultados surpreendentes.

Palestra “Assessment of global systemic physiology with near-infrared light and its implications to neuroimaging” do dr. Rickson Mesquita, da Unicamp, no 2º dia do 8th BRAINN CONGRESS, em 05 de abril de 2022.

A palestra seguinte trouxe a dra. Adrienne Fairhall, professora do Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade de Washington, em uma discussão sobre sinalização dependente do contexto na dopamina, uma das moléculas presentes no cérebro “mais populares” atualmente, conforme citou a pesquisadora, dados os inúmeros artigos e reportagens que vinculam a dopamina a efeitos importantes no cotidiano, como o “vício” em tecnologia.

Palestra da dra. Adrienne Fairhall, da University of Washington, no 2º dia do 8th BRAINN CONGRESS, em 05 de abril de 2022.

O segundo dia de apresentações também marcou a presença de outra convidada internacional, a dra. Elizabeth Condliffe, da Universidade de Calgary, no Canadá, que trabalha em aprimoramentos de tratamentos para pessoas com paralisia cerebral e outras neurodeficiências crônicas. Seu foco de estudos é o aperfeiçoamento de intervenções clínicas, a fim de promover mudanças neuroplásticas e diminuir os efeitos negativos dessas deficiências ao longo da vida do paciente. A dra. Condliffe falou, ainda, sobre os benefícios do uso de tecnologias inovadoras – como robôs – na neuroreabilitação.

Palestra “Neurorehabilitation Delivery and Assistive Devices: the potential roles of Robotic Gait Trainers”, da dra. Elizabeth Condliffe, da University of Calgary, no 2º dia do 8th BRAINN CONGRESS, em 05 de abril de 2022.

Finalizando o segundo dia do Congresso, o dr. Li Li Min conversou com a professora responsável pela unidade de saúde dos adolescentes no Departamento de Pediatria da Unicamp, a dra. Lilia d´Souza-Li, sobre Neuroeducação. A conversa, com ampla interação com o público, abordou a relevância dos conhecimentos mais atuais sobre formação e plasticidade cerebral na saúde e no cotidiano de adolescentes e jovens adultos.

 

DIA 03: COVID E REABILITAÇÃO MOTORA

A quarta-feira, dia 06 de abril, marcou a despedida do Congresso deste ano. O dia foi iniciado com a aguardada palestra da dra. Clarissa Yasuda, pesquisadora do CEPID BRAINN, sobre os impactos no cérebro do vírus SARS-CoV-2, abordando as diversas consequências da infecção pelo novo coronavírus. Yasuda atuou desde o início da pandemia na linha de frente contra a COVID-19 e conhece de perto os efeitos nefastos do vírus na saúde humana, assim como os efeitos de longo prazo da doença.

Palestra da dra. Clarissa Yasuda, da Unicamp, no 3º dia do 8th BRAINN CONGRESS, em 06 de abril de 2022.

Fechando o evento, falou o dr. Alexandre Brandão, pesquisador associado do CEPID, com larga experiência em cinesiologia e interação humano-computador na reabilitação motora. Seu trabalho já resultou em diversas inovações em áreas como realidade virtual e reconhecimento gestual. Na palestra, Brandão apresentou os resultados da BRAINN_VR Initiative, utilizando técnicas e tecnologias modernas na reabilitação neurofuncional.

Palestra “BRAINN_VR Initiative: an approach for virtual rehabilitation and neurofunctional recovery”, do dr. Alexandre Brandão, da Unicamp, no 3º dia do 8th BRAINN CONGRESS, em 06 de abril de 2022.

 

PREMIAÇÕES

Como já é tradição nos Congressos BRAINN, prêmios foram oferecidos aos melhores trabalhos inscritos pelos alunos neste ano. No total, mais de 70 trabalhos foram aceitos e apresentados durante o evento. Confira a seguir a lista dos vencedores do “Best Paper Awards“:

 

GRADUAÇÃO

Sessão Oral

  • “Gray matter atrophy associated with anxiety and depression after mild COVID-19 infection” – Beatriz A Costa
  • “Effects of pharmacoresponse on in-vivo neuronal damage in MTLE patients: a longitudinal study” – Eloisa B Granussio
  • “Fully Automated Tool for Consciousness Classification Using EEG” – Giovana Gouvea
  • “Histopathological evaluation of white matter glia and correlation with MRI findings from epilepsy patients surgically treated in a Brazilian institution” – Ingrid C. S. Cardoso
  • “Development of Virtual Reality scenarios attached to a motor imagery based BCI for rehabilitation of lower and upper limbs” – João A. S. Meireles
  • “Motor skills dysfunction and fatigue persist after mild infection by SARS-COV 2” – Maria J Mendes

Sessão Pôster

  • “Searching for biomarkers of drug resistance in mesial temporal lobe epilepsy using ¹H-NMR spectroscopy” – Alexandre Godoi

 

MESTRADO

Sessão Oral

  • “A pipeline for automated quality assessment of MRSI spectra based on Fuzzy ART neural network and k-means” – Gabriel SM Dias
  • “Cannabidiol induces changes in genes associated with energy metabolism, protein translation, neuroplasticity, and chromatin changes in mice ventral CA1 neurons” – João Paulo D Machado
  • “Clinical predictors of positive genetic investigation in Developmental and Epileptic Encephalopathies” – Maria Luiza Benevides

Sessão Pôster

“Volumetric Segmentation of the Corpus Callosum: comparing 2D and 3D nnU-Net models trained on diffusion MRI” – Joany Rodrigues

 

DOUTORADO

Sessão Oral

  • “Characterization of the gut microbiome in patients with different forms of epilepsy and autoimmune encephalitis” – Diana M Mejía
  • “The role of genomic footprint in the mechanisms underlying mesial temporal lobe epilepsy: a single-cell approach” – Jaqueline Geraldis
  • “Static vs. dynamic functional connectivity for EEG-based motor imagery BCIs” – Paula G Rodrigues
  • “Fatigue, somnolence and depression persist after six months in recovered individual after the acute COVID-19” – Rafael Batista João

Sessão Pôster

  • “Individual characterization of epilepsy patients using functional connectivity” – Bruna M Carlos

 

PÓS-GRADUAÇÃO

Sessão Oral

  • “Circulating nucleic acids as a potential non-invasive biomarker for predicting pharmacoresistant in patients with mesial temporal lobe epilepsy” – Danielle C.F. Bruno
  • “The transcriptome of mesial temporal lobe epilepsy with hippocampal sclerosis” – Estela M Bruxel

Sessão Pôster

  • “Multiomics analysis in the plasma of patients in chronic phase of ischemic stroke: insights into molecular mechanisms leading to recovery” – Amanda Donatti

 

AGENDA

O oitavo Congresso do CEPID BRAINN foi organizado pelo CEPID com apoio da FAPESP e da Universidade Estadual de Campinas, e patrocínio da Brain Support Corporation, e ocorreu entre os dias 04 e 06 de abril de 2022.

Mais informações sobre o evento – tanto sobre as edições passadas quanto sobre o nono Congresso – podem ser encontradas no website oficial: www.brainncongress.com

 


Compartilhe! / Share this!