Grande Prêmio CAPES de Tese 2023: Sérgio Novi, orientado pelo pesquisador do BRAINN Rickson Mesquita, é um dos vencedores!


CEPID BRAINN - aluno de Rickson Mesquita - Grande Premio CAPES de Tese 2023 Sergio Novi
Compartilhe! / Share this!

Pesquisa ganhou o prêmio na categoria Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. Confira detalhes!

 

Reprodução de matéria do portal IFGW Unicamp

A pesquisa de doutorado de Sérgio Luiz Novi Júnior, realizada no Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp, com orientação do professor Rickson Coelho Mesquita (pesquisador do CEPID BRAINN), foi distinguida pela CAPES como a melhor tese defendida em um programa de pós-graduação brasileiro em 2022 dentro da grande área de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. Produto de um trabalho transdisciplinar, a tese resultou num avanço da Física aplicada à Medicina: o aprimoramento de uma técnica não invasiva que permite medir a atividade cerebral.

Inicialmente, a tese de Novi foi declarada vencedora do Prêmio CAPES na categoria Astronomia/Física, em anúncio realizado no dia 31 de agosto. Na ocasião, 49 trabalhos vencedores foram selecionados entre 1.469 teses. Mais recentemente, no dia 13 de novembro, foram anunciados os três ganhadores do Grande Prêmio CAPES de Tese, selecionados entre os ganhadores das áreas. Cada vencedor do Grande Prêmio recebe da CAPES uma bolsa para estágio pós-doutoral no exterior, por até 12 meses, além de certificado e troféu.

 

Mais informações sobre a pesquisa

Leia a matéria completa no website do IFGW

 

Uma tese defendida no IFGW na área de neurofísica, e indicada para concorrer ao Prêmio CAPES de Tese 2023, foi a vencedora na categoria Astronomia/Física. O autor é o ex-aluno de doutorado Sérgio Luiz Novi Júnior, e o orientador, o professor Rickson Coelho Mesquita, do grupo de Neurofísica do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia (DRCC). No total, 49 teses, de diversas áreas do conhecimento, e de instituições de todo o país, foram escolhidas, entre 1.469 teses participantes. O resultado final foi divulgado pela CAPES no dia 31 de agosto. A cerimônia de premiação está prevista para acontecer em dezembro.

A tese “Investigação da neuroplasticidade funcional no cérebro humano com espectroscopia no infravermelho próximo” foi defendida após 6 anos de pesquisa.

“Ainda estou assimilando a notícia da premiação. Dá para ver que é algo grande e que, com certeza, vai ser muito importante para a minha carreira, vai abrir portas”, diz Novi Júnior.

A espectroscopia funcional por infravermelho próximo, conhecida pela sigla fNIRS, é uma técnica não invasiva, que utiliza luz de infravermelho para medir a atividade cerebral. Na investigação da plasticidade cerebral, que é a capacidade do cérebro de se adaptar e recuperar funções que foram perdidas, a técnica apresenta resultados satisfatórios na análise de grupos de voluntários, mas o mesmo não ocorria quando se buscava a análise individual – que pode gerar dados mais específicos sobre o estado de um paciente. “Você podia coletar dados de um mesmo voluntário várias vezes e os resultados mudavam. A variabilidade era muito alta”, observa o pesquisador.

Com o desafio de aprimorar a técnica no sentido de viabilizá-la para a análise individual, Novi Júnior precisou agregar conhecimentos de outras áreas, cursando disciplinas no Instituto de Biologia e na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), e recorrer à colaboração de pesquisadores do Brasil e do exterior nas várias etapas da pesquisa. O trabalho consistiu na criação de uma metodologia de aquisição e processamento dos dados a fim de remover as principais fontes de ruído da técnica: os artefatos de movimento (ruídos devidos ao movimento relativo das fontes e detectores em relação ao escalpo, que podem ser confundidos com atividade cerebral). Foi preciso ainda o desenvolvimento de um neuronavegador para um melhor posicionamento dos optodos – dispositivos que são fontes e detectores de luz e são colocados na cabeça dos pacientes para a coleta de dados – e a remoção de contaminações fisiológicas de origem não cerebral – ruídos provindos de batimentos cardíacos, por exemplo.


Compartilhe! / Share this!