“Considerações sobre a Ciência Aberta”: assista ao webinário e baixe documento da Academia Brasileira de Ciências


CEPID BRAINN - Webinario Consideracoes sobre a Ciencia Aberta - capa
Compartilhe! / Share this!

Pesquisadora dra. Iscia Lopes-Cendes, do CEPID BRAINN, participou do evento e é uma das autoras da documentação “Open Science: Overview and General Recommendations”.

 

No último dia 23 de novembro, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) promoveu o webinário “Considerações sobre a Ciência Aberta”.

O evento online teve como objetivo apresentar uma visão geral do movimento de Ciência Aberta (Open Science), comentando alguns dos desafios associados às iniciativas na área e oferecendo um conjunto de recomendações para a comunidade científica brasileira. Na ocasião, a ABC também apresentou o documento “Open Science: Overview and General Recommendations”, que discute temas como definição de ciência aberta, publicações no ramo, open data, software open source, questões éticas, de privacidade e segurança, dentre outros. Clique no ícone abaixo para baixar o documento completo. 

CEPID BRAINN - ABC - Open Science Overview and General Recommendations

Clique na imagem para acessar/baixar o documento.

 

Dentre os palestrantes estavam Claudia Bauzer Medeiros (Unicamp/ABC), coordenadora do webinário e do grupo de trabalho responsável pela publicação, Carlos Henrique de Brito Cruz (Elsevier/ABC), Fabio Kon (USP), Iscia Lopes-Cendes (Unicamp/ABC) e Ulisses Barres de Almeida (CBPF). Glaucius Oliva (USP), membro da diretoria da ABC, foi o moderador. Assista ao vídeo completo do evento a seguir.

A palestra da pesquisadora do CEPID BRAINN dra. Iscia Lopes-Cendes se inicia na marca de 1h20min do vídeo abaixo e é intitulada “Data sharing for the advancement of genomic and precision medicine“.

 

 


Compartilhe! / Share this!