EPTV entrevista dr. Wagner Avelar sobre crescimento no número de casos de AVC em Campinas


CEPID BRAINN - dr Wagner Avelar entrevista Jornal EPTV - AVC em Campinas
Compartilhe! / Share this!

Pesquisador do CEPID BRAINN fala sobre sinais e sintomas do Acidente Vascular Cerebral em entrevista ao telejornal.

O dr. Wagner Avelar, coordenador do serviço de neurologia vascular e do ambulatório de AVC do Hospital de Clínicas da Unicamp e pesquisador associado do CEPID BRAINN, foi entrevistado pelo Jornal da EPTV em reportagem que destaca os números do AVC em Campinas. Em 2022, a cidade bateu recorde no número de mortes relacionadas ao problema.

 

“O AVC é uma síndrome – isto é, um conjunto de sintomas e sinais – caracterizada pelo início súbito de um déficit neurológico. É importante ressaltar que é súbito: geralmente, aquela pessoa acometida por um AVC é aquela que foi dormir bem e acordou pela manhã com dificuldade para falar, para mexer um lado do corpo, ou mesmo aquele paciente que está no trabalho, em casa, e, de repente, sente esses sintomas”, comentou o dr. Avelar na reportagem.

“Geralmente, (os sintomas são) dificuldade para falar, fraqueza de um lado do corpo, déficit de sensibilidade de um lado do corpo, dor de cabeça muito forte”, explicou o pesquisador.

No website do G1 Campinas e Região é possível assistir à reportagem e acompanhar uma matéria sobre o tema, que destaca sinais e sintomas do AVC e explica a importância do socorro rápido para uma melhor recuperação.

CEPID BRAINN - Jornal EPTV - AVC em Campinas

Clique na imagem acima para assistir ao vídeo. A entrevista do dr. Avelar pode ser acompanhada a partir da marca dos 02min e 49 segundos.

 

Confira a seguir trechos da reportagem.

Mortes por AVC crescem 24,5% em Campinas; veja sinais e como é a recuperação

Em 2022, índice chegou a 669; maior número havia sido registrado em 2017. Em Campinas, uma paciente que se recuperou de um AVC criou um projeto para auxiliar quem passa por esse processo.

Por Jornal da EPTV 1ª Edição

 

Dados divulgados pela Prefeitura de Campinas (SP) mostram um aumento no número de pessoas que morreram em decorrência de acidente vascular cerebral (AVC). Em 2022 foram 24,5% mais casos do que no ano anterior.

Manter cuidados com a saúde e estar atento aos sinais da doença são formas de evitar ou, pelo menos, garantir uma recuperação mais eficiente. Em Campinas, uma paciente que se recuperou de um AVC criou uma iniciativa para ajudar quem passa por isso.

 

🧠 O que é o AVC?

De acordo com o médico Wagner Avelar, coordenador do serviço de neurologia vascular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o AVC é um conjunto de sintomas caracterizado pelo início súbito de um déficit neurológico.

“Geralmente, aquela pessoa que está sendo acometida por AVC é aquela que foi dormir bem e acordou pela manhã com dificuldade para falar, para mexer um lado do corpo”, detalha, ou mesmo aquele paciente que está no trabalho, em casa, e de repente, sente”.

 

🧠 Quais são os sintomas de um AVC?

Entre os sinais de alerta de um acidente vascular cerebral, e que surgem de forma súbita, estão:

  • dificuldade para falar
  • fraqueza de um lado do corpo
  • falta de sensibilidade em um lado do corpo
  • forte dor de cabeça muito forte

 

Confira a matéria completa no website do G1 Campinas e Região

 


Compartilhe! / Share this!