Unicamp usa ferramenta de assinatura remota ‘Adobe Sign’ em estudo sobre Covid-19


CEPID BRAINN - BRAINN utiliza Adobe Sign contra COVID-19
Compartilhe! / Share this!

A ferramenta da Adobe será usada pelo BRAINN para a assinatura remota do termo de consentimento de mais de 5 mil participantes.

21 de julho de 2021  | Reprodução. Originalmente publicado no portal Baguete

Pesquisadores do Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (CEPID Brainn), da Unicamp estão acelerando a coleta de assinaturas eletrônicas dos termos de consentimento de uma pesquisa sobre os efeitos neurológicos da Covid-19 com o Adobe Sign, serviço de assinatura eletrônica baseado em nuvem da Adobe Document Cloud.

Com a solução, que está sendo doada pela Adobe, se torna possível substituir processos de papel impresso e assinatura manual por fluxos de trabalho inteiramente automatizados de assinatura eletrônica. Assim, pode-se enviar, assinar, rastrear e gerenciar os processos de assinatura usando um navegador da Web ou um dispositivo móvel.

“O Adobe Sign é uma solução fácil, rápida e segura para obtermos as assinaturas individuais dos participantes sem precisarmos que eles se desloquem até o campus nessa fase inicial”, explica Clarissa Yasuda, Professora Assistente de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas do CEPID Brainn – Unicamp.

O estudo será realizado com mais de 5 mil participantes infectados anteriormente pelo novo coronavírus e irá analisar e identificar os impactos da doença no sistema nervoso humano.

Yasuda também afirma que ter toda a documentação em formato digital  e armazenada na nuvem trará economia de custos com impressões e espaço para arquivos, além de ser mais produtivo para toda a equipe e mais prático para os participantes.

“A empresa se sensibilizou com o projeto e está disposta a colaborar em parceria com a universidade. Quanto mais tivermos parceiros e tecnologias que nos ajudem a avançar rapidamente, melhor para todos”, completa.

Para Eduardo Jordão, senior channel manager de Adobe Sign no Brasil, as instituições como um todo estão percebendo o quanto a tecnologia pode tornar processos diários, como a coleta de assinaturas, em uma tarefa mais rápida, economizando o tempo da equipe e dos fornecedores.

“Neste caso da Unicamp, imprimir e coletar essas milhares de assinaturas presencialmente poderia até atrasar o início da pesquisa e desestimular participação de pessoas distantes da UNICAMP, que é tão importante para toda a sociedade, principalmente nesta fase da pandemia”, afirma.

Fundada em 1982, a Adobe tem mais de 24 mil funcionários pelo mundo e teve receita de US$ 12,87 bilhões em 2020.

Já o CEPID Brainn – Unicamp nasceu da integração de múltiplos talentos científicos unidos pela missão de propor novas soluções às necessidades mais urgentes da sociedade com relação às neurociências.

 

Veja a matéria original no website Baguete

 


Compartilhe! / Share this!