Ranking AI 2000: Eric Rohmer, do CEPID BRAINN, no top 15 dos pesquisadores de robótica mais influentes da década


CEPID BRAINN - Eric Rohmer no ranking AI 2000 de 2022 (1)
Compartilhe! / Share this!

Ranking criado pela principal Universidade da China premia anualmente os pesquisadores com maior impacto no campo da Inteligência Artificial.

09 de maio de 2022  | por Redação WebContent

O pesquisador do CEPID BRAINN Eric Rohmer entrou na lista dos cientistas de Inteligência Artificial, área de Robótica, mais influentes do mundo, de acordo com o ranking AI 2000. O cientista, natural da França e trabalhando atualmente no Departamento de Engenharia de Computação e Automação Industrial da FEEC, Unicamp, aparece na 13ª colocação.

O AI 2000 é compilado pela Universidade de Tsinghua, na China – considerada em diversos rankings universitários e de produção acadêmica como a melhor do país – e lista os 2.000 principais pesquisadores de todo o mundo em áreas relacionadas à inteligência artificial entre os anos de 2020 e 2029. Utiliza como base as informações compiladas pelo sistema AMiner, criado e mantido pelo Departamento de Ciências da Computação e Tecnologia da Universidade, que atualmente processa dados de mais de 270 milhões de publicações e 133 milhões de perfis de pesquisadores, tendo recebido mais de 26 milhões de acessos únicos no ano passado.

Apenas os artigos científicos sobre inteligência artificial publicados em periódicos de alta relevância são consideradas na criação do ranking. Fatores como número de publicações de cada autor, total de citações, distribuição de ‘peso’ de acordo com o número de autores de um paper e a ordem em que os nomes dos pesquisadores aparecem nos créditos dos trabalhos são levados em consideração na elaboração da lista.

As listas de 2020 e 2021 da “AI 2000” foram reconhecidas oficialmente por Universidades e organizações de renome global, como a Universidade da Califórnia, Berkeley, Universidade Cornell, Universidade Duke, a Universidade Nacional de Singapura, dentre outras, como sendo de alta relevância na classificação de produção acadêmica.

Anualmente, o AI 2000 confere prêmios aos primeiros colocados em cada uma das 20 subcategorias do tema “Inteligência Artificial” analisadas, que incluem áreas de estudo como:

  • Machine Learning,
  • Visão computacional,
  • Processamento de Linguagem,
  • Data Mining,
  • Segurança e Privacidade
  • e demais tópicos de alto impacto no mundo da inteligência artificial.

Uma das categorias mais concorridas é a de ‘Robótica’, na qual o pesquisador do CEPID BRAINN surge este ano na 13ª colocação (na forma ‘clássica’ do ranking; dentro da subdivisão ‘rising stars‘, não considerada para premiações, Eric aparece na 8ª posição). De acordo com a classificação da AI 2000, Rohmer possui Índice H 15, tem 51 papers publicados sobre o tema e quase duas mil citações. Dentre os interesses do pesquisador, o ranking enumera “Robôs móveis“, “Eletroneuromiografia“, “Interações Humano-robô” e “Telerobótica“. Junto ao CEPID BRAINN, Rohmer realiza pesquisas sobre próteses eletrônicas, cadeiras de roda robóticas e demais temas relacionados à união entre inteligência artificial, robôs e novas tecnologias de acessibilidade.

“O ranking anual AI 2000 tem a intenção de celebrar as incríveis contribuições que gerações de pesquisadores deram aos campos da inteligência artificial, de acordo com os registros de publicações acadêmicas”.

Veja a lista completa do AI 2000 em robótica no link abaixo, assim como o perfil de Eric Rohmer no website do ranking.

Ranking AI 2000 (2022) – Robótica

 

Acesse o perfil de Eric Rohmer no website do AI 2000

 

 


Compartilhe! / Share this!