Um dos papers mais lidos e citados sobre robótica é do BRAINN


CEPID BRAINN - V-Rep Eric Rohmer em aplicacao
Compartilhe! / Share this!

Paper do pesquisador Eric Rohmer, publicado em 2013, é o mais citado dentre as publicações de um dos eventos sobre robótica mais impactantes do mundo.

01 de abril de 2019  | por Redação WebContent

A Conferência IROS (IEEE/RSJ International Conference on Intelligent Robots and Systems) é um dos mais importantes e aclamados eventos sobre robótica e sistemas inteligentes em todo o mundo. Todos os anos, reúne centenas de pesquisadores de todo o planeta em um ciclo de palestras, cursos e seminários sobre o que de mais avançado existe em assuntos na fronteira do conhecimento, nos mais diversos ramos do saber, como por exemplo:

  • Robótica
  • Automação
  • Mecatrônica
  • Inteligência autônoma
  • Micro/nanotecnologias

O evento é organizado pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), a maior associação global de profissionais técnicos, sem fins lucrativos, com mais de 420 mil membros em 160 países. O IEEE é a autoridade global em áreas técnicas como engenharia da computação, tecnologia biomédica, telecomunicações, energia elétrica, eletrônicos aeroespaciais e de consumo, dentre outros assuntos.

Dada a relevância do evento, não é de se estranhar que os artigos publicados em seus resumos se tornem de alto impacto dentre a comunidade científica. A IROS está em 4º lugar no ranking de maiores “h5 Index” de todas as publicações na área de robótica – incluindo artigos de revistas e de conferências.

Em meio a tanto superlativos, é de se destacar que o artigo da IROS mais citado de todos os tempos é fruto dos trabalhos de um pesquisador do CEPID BRAINN.

O paper “V-REP: A versatile and scalable robot simulation framework“, de autoria de Eric Rohmer e colegas, foi publicado em 2013 nos anais do evento e, desde então, já recebeu 385 citações, trinta a mais que o segundo colocado. O artigo apresenta o “V-REP”, um framework de simulação robótica “versátil, escalonável e poderoso”, com a missão de tornar os modelos computacionais mais acessíveis e práticos de se trabalhar. O estudo foi desenvolvido em parte nos laboratórios da Universidade Estadual de Campinas, em projeto de pesquisa com financiamento da FAPESP.

Para mais informações sobre as pesquisas em automação do dr. Rohmer, confira os artigos abaixo já publicados no site do CEPID BRAINN:

 

Histórias de Sucesso – A Interface Cérebro-Computador’

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de morte e incapacidade no Brasil, atingindo cerca de 70 mil pessoas todos os anos. Por isso, pesquisas que buscam dar uma melhor qualidade de vida a quem sofreu um AVC são extremamente importantes. Uma delas está sendo desenvolvida pelo BRAINN: uma cadeira de rodas robotizada e inteligente que pode ser comandada por sinais cerebrais (…)

LEIA MAIS

Estudo sobre próteses de mão do pesquisador Eric Rohmer é destaque no ‘Cérebro & Saúde’

Os modernos aparelhos desenvolvidos no laboratório do pesquisador, vinculado ao CEPID BRAINN, são discutidos em matéria sobre histórico das próteses.

LEIA MAIS

 


Compartilhe! / Share this!