Como o cérebro é afetado pelas telinhas? Dr. Li Li Min participa de especial da EPTV “Mente x Telas”


Compartilhe! / Share this!

Ao longo da semana, emissora da TV Globo exibe reportagens especiais explicando os efeitos das tecnologias modernas em nosso cérebro. Série entrevistou o Dr. Li Li Min, do BRAINN.

03 de agosto de 2021  | por Redação WebContent

Um dos efeitos mais imediatos da pandemia do novo coronavírus foi o aumento explosivo no número de horas que passamos conectados. Os lockdowns, o distanciamento social e os horários restritos de comércio e atividades de lazer nos afastaram de amigos, parentes, colegas e dos lugares que gostávamos de frequentar. Hábitos antigos foram rapidamente trocados pelo maior uso de redes sociais, videochamadas, reuniões. Assistir à TV ou passar horas na internet transformaram-se no hobby de quem antes preferia sair de casa. O que será que acontece em nosso cérebro diante de tantos estímulos sensoriais, de tanto tempo de tela e de tamanha tecnologia?

O jornal da EPTV, emissora afiliada à Rede Globo, exibe ao longo da semana de 02 de agosto de 2021 uma nova série, chamada “Mente e Telas“. As reportagens abordarão “as reações do corpo a partir do uso de tecnologia, que está cada vez mais presente”. Elas serão exibidas durante o jornal EPTV 1, matinal, e poderão ser vistas no estado de São Paulo (nas regiões de Campinas, São Carlos e Ribeirão Preto) e também sul de Minas Gerais. Após a exibição, também estarão disponíveis no website e aplicativo Globoplay.

 

Dentre os destaques das reportagens estão as entrevistas com o médico e neurocientista Dr. Li Li Min, Coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento do CEPID BRAINN. Filmadas na Unicamp, as entrevistas explicam, em termos simples, os processos neurológicos influenciados pelo uso das tecnologias de comunicação modernas.

No primeiro episódio, que já pode ser acessado online, Dr. Min explica como os órgãos do sentido captam luz e sons e os transformam em sinais, que são enviados ao cérebro e processados, para que ganhem um significado na mente do usuário.

“Nós somos bombardeados por informações de todos os tipos, visuais, auditivas, táteis, gustativas, e o cérebro possui regiões que tentam integrá-las, como se fossem um grande ‘resumo da ópera’, para que a pessoa possa fazer sentido disso tudo”, afirma dr. Min na reportagem.

O segundo episódio comenta os efeitos no cérebro do excesso de uso das telinhas. Vício, falta de sono e ansiedade são alguns dos problemas que podem ser decorrentes do mau uso dessas tecnologias. A reportagem sugere soluções para eles.

“A tecnologia trouxe maravilhas, mas, ao mesmo tempo, o fato de ela ter nos afastado da natureza tem trazido problemas, que especialistas afirmam ser decorrentes justamente desse distanciamento do natural. É importante equilibrar o “micromundo” da tecnologia com o “macromundo” do real”, segundo dr. Min.

Para assistir aos vídeos dos episódios, utilize os botões a seguir.

Assistir ao ep01 do especial Mente e Telas da EPTV

 

Assistir ao ep02 do especial Mente e Telas da EPTV

 

Assistir ao ep03 do especial Mente e Telas da EPTV

 

Assistir ao ep04 do especial Mente e Telas da EPTV

 

Assistir ao ep05 do especial Mente e Telas da EPTV

 

 


Compartilhe! / Share this!