Embaixada da Malásia anuncia retomada de conversações para estabelecer parcerias com a USP e UNICAMP


CEPID BRAINN - Blog - Parceria com Universidade da Malasia
Compartilhe! / Share this!

Cônsul da Malásia iniciou conversas para futura parceria entre a Universiti Sains Malaysia (USM) da Malásia e a USP e UNICAMP.  Dra. Iscia Lopes-Cendes, do CEPID BRAINN, participou do evento.

 

Republicação de ‘Jornal Clarin Brasil

A embaixada da Malásia no estado de São Paulo, na pessoa de seu representante o Cônsul Haikal Hanib, tem o prazer de anunciar as retomadas das conversações para uma futura parceria entre a Universiti Sains Malaysia (USM) da Malásia e as universidades, USP e UNICAMP do Brasil.

A iniciativa e propostas, foram apresentadas pela primeira vez pelo renomado Dr. ZilfalilBin Alwi, que é pediatra, consultor sênior, geneticista clínico e professor na Escola de Ciências Médicas da Universiti Sains Malaysia (USM) da Malásia, que, ciente da excelência acadêmica de ambos países, o Dr. Zilfalil, contactou a também doutora, Iscia Lopes-Cendes, M.D., Ph.D, professor de Genética Médica e Medicina Genômica, Chefe do Laboratório de Genética Molecular do Departamento de Medicina Translacional da Escola de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP de Campinas, SP.

Em seguida, o contato se extendeu a Dra. Regina Celina Mingroni do Departamento de Genética e Biologia Evolutivada Universidade de São Paulo (USP), que trabalha em esforços de pesquisa e identificação de genes e mutações relacionadas a doenças hereditárias. O grupo integrado pela Dra. Regina Mingroni tem se dedicado principalmente a identificar alterações genéticas que levam à surdez hereditária e também conduz pesquisas visando identificar fatores genéticos de susceptibilidade a pressão arterial elevada em populações afro-brasileiras.

Esta parceria visa desenvolver um arranjo cooperativo que facilitará o ensino colaborativo, treinamento, pesquisa e outras atividades que irão melhorar ainda mais o relacionamento entre as três universidades. Isso será alcançado por meio de possíveis programas de intercâmbio de professores e alunos, construindo redes colaborativas e produzindo material de pesquisa e publicação.

Contactada pela assessoria do consulado, o Dr, o Dr. Zilfalil esclareceu ainda que; quando foi convidado a palestrar no evento HUGO/2023 (26th Human Genome Meeting), que aconteceu nas dependências do Windsor Barra Hotel Convention entre os dias 04 e 06 de maio de 2023 no Rio de Janeiro, aproveitou para promover colaborações mais próximas com as universidades no Brasil, e que, dentre os participantes do evento, conheceu a Prof. Iscia Lopez, pois são membros do Comitê de Educação do HUGO. Ainda em sua fala, o DR. Zilfalil afirmou que através da subcomissão de Aconselhamento Genético do HUGO (que está subordinada à Comissão de Educação) conheci também a Professora, Dra.Regina Mingroni Netto.

 

Leia a matéria completa no ‘Jornal Clarin Brasil’

 


Compartilhe! / Share this!