VEJA: Atlas detalhado do cérebro revela pistas sobre o que nos torna humanos


BRAINN - Atlas do Cerebro - Entrevista Iscia Lopes Cendes - Revista VEJA
Compartilhe! / Share this!

Revista VEJA entrevista dra. Iscia Lopes Cendes, do BRAINN, sobre publicação do “atlas do cérebro”, projeto que revelou a organização genética do cérebro humano em detalhes inauditos.

Divulgação de Revista Veja. Escrito por Marília Monitchele

O cérebro é o órgão mais fantástico do mundo, e também o mais misterioso. Suas curvas, rigorosamente protegidas por camadas que impedem a chegada da curiosidade científica o torna uma incógnita para muitos pesquisadores, um enorme quebra-cabeças, em que algumas das principais peças ainda são desconhecidas. Nem por isso, o desafio de desvendar suas minúcias foi abandonado. A boa notícia é que o esforço teve algum resultado. Uma iniciativa conjunta uniu centenas de cientistas na elaboração do primeiro Atlas Celular do Cérebro. A busca pelas menores estruturas – as células -, de nosso principal órgão, foi como jogar um zoom em regiões inéditas, mostrando detalhes nunca antes vistos.”

As descobertas contribuem para uma compreensão mais profunda das complexas relações entre diferentes tipos de células e distúrbios neuropsiquiátricos.

“Este conjunto de estudos representa uma conquista marcante no esclarecimento da complexidade do cérebro humano e podem significar tratamentos mais efetivos para doenças neurodegenerativas, embora ainda não esteja claro quanto tempo essas inovações levarão para acontecer”, afirma Iscia Lopes Cendes, Professora de Genética Médica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisadora do Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia (BRAINN), que lembra que pesquisas nesse modelo também vêm sendo realizadas no Brasil.

 

Leia a matéria completa no website da VEJA

 


Compartilhe! / Share this!