Veja.com noticia cadeira de rodas com tecnologia do BRAINN


cadeira de rodas do BRAINN na Veja
Compartilhe! / Share this!

Leia trecho da matéria de Veja.com sobre a startup Hoo.Box e que divulga a cadeira de rodas robótica desenvolvida nos laboratórios da UNICAMP.

09 de Fevereiro de 2016

 

Brasileiros criam cadeira de rodas guiada por expressões faciais

A novidade foi apresentada na semana passada, durante a Campus Party, em São Paulo

Na semana passada, a startup brasileira Hoo.Box trouxe para a Campus Party 2017 um modelo de cadeira de rodas motorizada que pode ser controlada por meio da captura de expressões faciais. O projeto teve origem, em maio de 2016, durante pesquisas de alunos de pós-doutorado da Universidade de Campinas (a Unicamp).

A cadeira de rodas é acionada apenas com movimentos da face, o que ajuda pessoas que se encontram em situação de tetraplegia, a perda completa dos movimentos dos braços e das pernas. Paulo Pinheiros, CEO da Hoo.Box, explicou que o sistema funciona por meio de um kit batizado de Wheelie 7. O software é capaz de identificar as expressões faciais e transformá-las em impulsos elétricos que levam à movimentação da cadeira. “O interessante é que o Wheelie pode ser instalado em cadeira de rodas motorizadas comuns, vendidas no mercado”, ressaltou. “Não precisa ser acoplado a um equipamento especial”, completou.

 


Compartilhe! / Share this!