Portal Cérebro & Saúde é destaque no Diário Oficial de SP


BRAINN no Diario Oficial de Sao Paulo
Compartilhe! / Share this!

Confira a seguir matéria sobre o portal de informações de neurociência criado pelo CEPID BRAINN, divulgada no Diário Oficial do estado.

09 de março de 2018     | Roseane Barreiros Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial

 

imagem website cerebro e saude

Imagem do website ‘Cérebro & Saúde’.

“Como ter uma mente mais equilibrada?” Desde o final de 2017, cartazes com essa pergunta têm despertado a atenção de quem passa pelas estações do Metrô. A ação integra campanha de lançamento do portal Cérebro e Saúde (www.cerebroesaude.com.br), braço de difusão científica do Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (Brainn), sediado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e um dos 17 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Com o objetivo de mostrar como os avanços científicos podem colaborar para melhorar a qualidade de vida, o conteúdo do canal oferece ao leitor informações e curiosidades a respeito do funcionamento do cérebro. A linguagem é leve e os textos, de fácil entendimento. São dicas para aproveitar ao máximo a capacidade cerebral; descobertas no campo da inteligência artificial e da realidade virtual e suas aplicações no dia a dia, exercícios para afastar o estresse e manter a mente saudável, hábitos para fortalecer a memória e o raciocínio, além de artigos sobre as últimas descobertas da ciência nessa área.

Desde 2013, o Cepid Brainn – responsável pela criação do portal – dedica­-se a aliar a pesquisa básica à clínica aplicada e ao desenvolvimento tecnológico para tentar trazer conhecimentos sobre algumas patologias, sobretudo a epilepsia e o AVC, bem como suas associações. As investigações envolvem áreas de genética, neurobiologia, farmacologia, neuroimagem, ciências da computação, robótica, física e engenharia. O objetivo é desenvolver e aprimorar meios de diagnóstico, prevenção e tratamento desses males.

“A epilepsia, por exemplo, é uma doença neurológica grave e comum, infelizmente ainda permeada por muito preconceito. O AVC é a enfermidade que mais mata no mundo e, certamente, a doença cognitiva adquirida responsável pelo maior índice de incapacidade física e social”, informa o médico Li Li Min, coordenador de difusão do Cepid Brainn e professor do Departamento de Neurologia da Unicamp.

 

Interface amigável

imagem portal cerebro e saudeO portal Cérebro e Saúde, de acordo com Li, nasceu da necessidade de se estabelecer um canal de comunicação mais estreito com a população, utilizando para isso uma interface “menos corporativa e mais amigável”. “A difusão científica é uma via de mão dupla: na medida em que o pesquisador leva conhecimento até as pessoas, ele volta com novos questionamentos, para os quais parte em busca de novas respostas. É um círculo virtuoso”, destaca o professor.

A ideia de levar conceitos de neurociência ao público leigo tem funcionado, segundo os idealizadores, que comemoram bons números de acesso ao canal em poucos meses. Se a linguagem é para leigos, o mesmo não se pode afirmar sobre quem produz o conteúdo do site. Por trás de tudo o que é publicado está uma equipe composta por especialistas em ciências do cérebro: médicos, neurocirurgiões, cientistas, biólogos, além de engenheiros, físicos e cientistas da computação.

No portal do Cepid Brainn (www.brainn.org.br), no ar desde a formação do centro, é possível encontrar tudo o que é produzido, com textos e informações na íntegra, direcionados a pesquisadores da área. E no site Cérebro e Saúde as matérias são apuradas e escritas por uma equipe de profissionais egressos dos cursos de graduação em Jornalismo e de especialização em Divulgação Científica da própria Unicamp.

 

 

Para ler o restante da reportagem, acesse o website do Diário Oficial. A matéria foi publicada na edição de 8 de março, no Caderno 1 Executivo, página III de notícias.

Acesse o acervo do Diário Oficial

 


Compartilhe! / Share this!