Folha de São Paulo: Sintomas de Covid-19 persistem por meses e alertam para possíveis sequelas da doença


CEPID BRAINN - Covid 19 dor de cabeca(1)
Compartilhe! / Share this!

Matéria revela que efeitos prolongados podem acompanhar crianças e adultos que tiveram forma mais leve da doença e entrevista pesquisadora do CEPID BRAINN, dra. Clarissa Yasuda.

02 de setembro de 2020  | 

Nova reportagem da Folha de São Paulo aponta que cerca de 30% das pessoas que já tiveram COVID-19 e estão recuperadas continuam apresentando sintomas da doença. Para entender essa situação, o jornal conversou com a neurologista dra. Clarissa Yasuda, do CEPID BRAINN, que lidera um estudo na Unicamp sobre os efeitos do novo coronavírus no sistema nervoso.

De acordo com dados preliminares desse estudo, 25% das pessoas já curadas da COVID-19 relatam que ainda não estão com a saúde como era antes. Sintomas como…

  • dores de cabeça frequentes (mesmo em quem não tinha dores de cabeça anteriormente),
  • fadiga,
  • sonolência,
  • perda de memória e de olfato

… são os mais relatados. Esse sintomas podem continuar por meses, mesmo após a confirmação da recuperação da doença, e estão aparecendo tanto em adultos quanto em crianças que foram expostas ao vírus.

O texto explica as pesquisas atuais, no mundo todo, que buscam entender como o novo coronavírus afeta o cérebro e o sistema nervoso central.

Para saber mais, clique no botão abaixo para acessar a matéria completa.

Leia a matéria completa aqui

 


Compartilhe! / Share this!