CEPID BRAINN - Dia Nacional e Latino Americano sobre a Epilepsia - 2023 DIA NACIONAL E LATINO AMERICANO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A EPILEPSIA logo cepid brainn transp branco(1) DIA NACIONAL E LATINO AMERICANO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A EPILEPSIA Uma campanha logo_brainn

A epilepsia é um assunto de enorme importância. Afinal, estima-se que mais de 75 milhões de pessoas – ou 1% da população mundial – convivem com a doença.

A epilepsia ainda não tem cura, porém diversos tratamentos – via medicamentos ou cirúrgicos – melhoram constantemente a qualidade de vida dos portadores, abrindo possibilidades para uma vida mais saudável, plena e independente.

O 09 de setembro é marcado como o Dia Nacional e Latino Americano de Conscientização sobre a Epilepsia, data definida há mais de 20 anos, no I Congresso Latino-Americano de Epilepsia.

Para celebrá-lo, o CEPID BRAINN preparou uma série de conteúdos especiais sobre a epilepsia. Acompanhe a seguir postagens, infográficos e vídeos, trazendo informações que todos precisam saber sobre a doença!

HORA DO QUIZ!

Responda as perguntas ao lado e teste seus conhecimentos!

Vamos iniciar o Quiz sobre Epilepsia? Clique no botão para começar!

+ INFORMAÇÕES!

O BRAINN entrevistou a pesquisadora dra. Clarissa Yasuda, que trabalha na linha de frente em estudos sobre epilepsia e COVID-19! Veja o que ela tem a nos contar sobre vários assuntos relacionados ao Dia Nacional e Latino-Americano de Conscientização sobre a Epilepsia.

Tratamentos para a epilepsia

Hoje em dia, a epilepsia é, na grande maioria dos casos, tratada via medicamentos. Eles ajudam a controlar melhor o número e a intensidade das crises. Mas você sabia que, em algumas poucas situações, a cirurgia é um tratamento também indicado? Saiba mais sobre o tema a seguir.

O tratamento cirúrgico está indicado para os pacientes de epilepsia que são refratários à medicação – isto é, que possuem uma condição não controlada via medicamentos.

É importante salientar que nem todos os pacientes que apresentam crises refratárias são candidatos à cirurgia. A decisão para tratamento cirúrgico é feita após uma ampla investigação, que conta com diversos exames. Nessa investigação, os pacientes realizam exames de eletroencefalograma, ressonância cerebral e de avaliação neuropsicológica (com avaliação da memória); alguns podem necessitar de exames de medicina nuclear, bem como internação para realização de video-EEG prolongado.

Quando estamos falando de tratamentos cirúrgicos para a epilepsia, existem alguns tipos diferentes de operação, que são escolhidos de acordo com o tipo e a localização do foco epileptogênico no cérebro.

O tipo mais comum é a cirurgia no lobo temporal para remoção do hipocampo atrófico.

O procedimento é seguro, com muito baixo risco de sequelas neurológicas.

Riscos são muito incomuns, mas, como em qualquer procedimento neurocirúrgico, existe um risco de problemas relacionados à cirurgia (como sangramento e infecção).

É importante esclarecer que a cirurgia é realizada para melhorar o controle de crises refratárias à medicação; não é possível garantir uma “cura” para a epilepsia. Os pacientes devem continuar usando as medicações mesmo após a cirurgia.

Os resultados da cirurgia dependem do tipo de epilepsia e do procedimento realizado. Para a cirurgia de lobo temporal associada à atrofia de hipocampo, o controle total de crises (mantendo, como dito acima, as medicações) pode ser alcançado em aproximadamente 60-70% dos casos. Sem cirurgia, as chances de controle de crises são de aproximadamente 11% para esses pacientes. Esses números mostram que o tratamento cirúrgico (combinado com medicações) é mais eficiente que o tratamento medicamentoso isolado.

Aqui no HC da UNICAMP, nós já realizamos mais de 500 cirurgias desde 1997. A equipe é multidisciplinar (liderada pelo Prof. Fernando Cendes) e inclui neurocirurgiões, neurologistas, neuropsicológos, médicos da Medicina Nuclear e Anatomia Patológica.

Epilepsia e COVID-19

Em 2020, um assunto que não pode faltar em nossas discussões sobre epilepsia é a COVID-19. Atualmente, já sabemos que o novo coronavírus influencia bastante a saúde neurológica das pessoas. Mas será que já existe uma correlação com a epilepsia?

Sabemos que as alterações neurológicas são frequentes nos pacientes com COVID-19 que necessitam de tratamento hospitalar intensivo. Durante a fase aguda, alguns pacientes podem apresentar crises epilépticas como manifestação neurológica.

Além disso, pacientes que já tinham epilepsia podem apresentar piora da frequência das crises quando infectados pelo novo coronavírus. Estamos acompanhando nossos pacientes para entender se pode ocorrer uma piora tardia associada à infecção.

VÍDEOS

  O BRAINN preparou vídeos especiais para comemorar este 09 de setembro!

O que é a epilepsia?

Vamos conversar com naturalidade!

Um bate papo sobre a epilepsia com o dr. Li Li Min

Crises convulsivas: o que fazer (e o que não fazer)

NOTÍCIAS SOBRE EPILEPSIA NO BRAINN

  Confira o conteúdo especial e selecionado sobre epilepsia do Portal BRAINN!

CEPID BRAINN - programa Memoria Cientifica Unicamp
Programa 'Memória Científica' da UNICAMP traça histórico pessoal e profissional da pesquisadora do CEPID BRAINN. Republicação de matéria do portal
Reportagem do Jornal da EPTV 2 entrevista os pesquisadores do CEPID BRAINN dra. Iscia Lopes Cendes e dr. Fernando Cendes
CEPID BRAINN - divulgacao Agencia FAPESP - Materia Nature Genetics - Iscia Lopes-Cendes e Epilepsia
Reportagem da Agência FAPESP destaca o papel de pesquisadores do CEPID BRAINN no maior estudo genético já feito sobre epilepsias,
CEPID BRAINN - Publicacao Genetica Epilepsias na Nature Genetics
Jornal da Unicamp entrevista pesquisadora Iscia Lopes-Cendes, do BRAINN, sobre estudo publicado na Nature Genetics. Autoria: Paula Penedo  |  Fotos:
CEPID BRAINN - Divulgacao - ILAE 2023 - 35th International Epilepsy Congress - capa
Detalhes sobre a participação de 04 pesquisadores do CEPID BRAINN em um dos mais importantes eventos internacionais sobre epilepsia.  
CEPID BRAINN - INES 2023 - Capa Divulgacao 2
Evento INES 2023 reuniu pesquisadores de diversos países em Campinas para capacitação em neuropatologia e neuroimagem, visando ao diagnóstico e
CEPID BRAINN - Presenca no 75th Annual Meeting American Academy of Neurosciences
Dez trabalhos foram apresentados durante o 75º encontro anual da American Academy of Neurology. Veja a lista completa. Os pesquisadores
CEPID BRAINN - Caravana da Saude - Primeira Edicao
Detalhes e fotos da Caravana da Saúde, evento educativo in loco e que contou com a participação do CEPID BRAINN.
CEPID BRAINN - I Workshop LBE-BRAINN de Pesquisa Basica
Confira detalhes e fotos do evento, que ocorreu junto ao 9º Congresso do CEPID BRAINN.   O I Workshop LBE-BRAINN
CEPID BRAINN - digulgacao materia agencia fapesp
Matéria da Agência FAPESP explica avanços na compreensão da expressão gênica diferencial em casos de epilepsia do lobo temporal mesial
CEPID BRAINN - Mulheres na Ciencia - Reportagem agencia fapesp
Edição temática da revista Experimental Biology and Medicine destaca pesquisa do BRAINN sobre epilepsia do lobo temporal mesial. Confira detalhes
CEPID BRAINN - Fernando Cendes na Lombroso Lecture - AES 2022
Pesquisador do BRAINN recebe distinção da AES durante encontro anual da sociedade.   Fernando Cendes, pesquisador responsável pelo CEPID BRAINN,

VOCÊ NÃO PODE PERDER!

  Matérias que você precisa conhecer sobre avanços em epilepsia!

O que fazer diante de uma crise convulsiva?

Baixe aqui o flyer do CEPID BRAINN com dicas de como agir para ajudar uma pessoa que está passando por uma crise convulsiva.

 

Continue lendo

Maior pesquisa já feita sobre neuroimagem em epilepsia – com colaboração do BRAINN – é publicada

Trabalho sobre neuroimagens em epilepsias é publicado em um dos mais respeitados periódicos científicos sobre neurologia do mundo.

Continue lendo
pesquisa BRAINN Enigma epilepsia no BRAIN
purple day epilepsia na unicamp

Brasil: Referência Mundial em Tratamento Cirúrgico da Epilepsia

Sabia que o Brasil possui alguns dos grupos de pesquisa sobre tratamentos cirúrgicos para a epilepsia mais avançados do mundo? Conheça as técnicas e tecnologias inovadoras já em uso – e o que está por vir!

Continue lendo