Inteligência artificial desenvolvida na Unicamp mapeia danos da Covid-19 em pulmões infectados


CEPID BRAINN - Divulgacao materia G1 inteligencia artificial danos COVID aos pulmoes
Compartilhe! / Share this!

Matéria do portal G1 entrevista dra. Leticia Rittner, do CEPID BRAINN, sobre novas tecnologias para detecção de danos da COVID nos pulmões.

 

Por Gabriella Ramos, g1 Campinas e Região

Método começou a ser desenvolvido em 2020 para facilitar o acompanhamento da evolução da doença. Algoritmo também é utilizado para estudar efeitos da Covid longa.

 

Aplicando inteligência artificial a imagens obtidas por meio de tomografia computadorizada, pesquisadores do Laboratório de Computação de Imagens Médicas da Unicamp, em Campinas (SP), conseguiram mapear com precisão os danos da Covid-19 nos pulmões de pacientes infectados.

A pesquisadora Letícia Rittner, professora da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, explica que o método começou a ser desenvolvido em 2020, no ápice da pandemia, a fim de possibilitar o acompanhamento da evolução da doença com mais exatidão.

“Os médicos tinham necessidade de estimar quão comprometido o pulmão estava e acompanhar se a pessoa estava melhorando ou piorando. Para que isso acontecesse, existe uma necessidade de você, a partir de uma tomografia, medir a área comprometida. Isso até então era feito visualmente. O médico olhava e dizia ‘isso é leve, isso é severo’, de uma forma subjetiva, sem um número”, afirma.

Frente a imagens obtidas por meio de tomografia computadorizada, a inteligência artificial desenvolvida pelos pesquisadores foi treinada para separar a imagem do pulmão do restante do corpo. A partir disso, o algoritmo encontra e sinaliza as partes não saudáveis do órgão.

CEPID BRAINN - Divulgacao materia G1 inteligencia artificial danos COVID aos pulmoes

Renderização 3D do pulmão (vermelho) vias aéreas (azul) e regiões acometidas pela Covid (verde) de um paciente, computadas automaticamente pelo método — Foto: Diedre Carmo/Arquivo pessoal

 

“As regiões ‘borradas’ na imagem são as que estão comprometidas por conta de doenças. A Covid é uma delas, mas a pneumonia e outras doenças respiratórias às vezes têm efeito parecido. O método encontra essas regiões, delimita as bordas e consegue dar um número preciso dizendo, por exemplo, que 82% do pulmão está comprometido”, diz a professora.

 

Treinamento intensivo

Para que a inteligência artificial aprendesse a diferença entre pulmões saudáveis e infectados, os pesquisadores realizaram um treinamento que consistiu na apresentação de diversas imagens de exemplo ao algoritmo, permitindo a identificação do perímetro do órgão.

A partir desse aprendizado, o método passou identificar as “bordas” dos pulmões e, na sequência, calcular automaticamente o volume de áreas afetadas considerando a quantidade de pixels em cada imagem.

“No começo o nosso método se saía muito bem nas imagens do nosso hospital, mas não no conjunto de dados vindos de outro hospital. Levou um tempo para fazermos o método funcionar em diferentes contextos, imagens e equipamentos de tomografia de diferentes países. Para isso, ele foi treinado em imagens do mundo todo”, explica a pesquisadora.

A pesquisa foi desenvolvida pelo aluno Diedre Santos do Carmo sob orientação, além de Rittner, do pesquisador Roberto de Alencar Lotufo. Recentemente, Carmo foi aos Estados Unidos e passou seis meses estudando a aplicação do método em pacientes na Universidade de Iowa.

 

Leia a matéria completa no site do G1 Campinas e Região

 


Compartilhe! / Share this!