Dia Nacional e Latino-Americano de Conscientização sobre a Epilepsia tem programação em Campinas


Dia Nacional e Latino-Americano de Conscientização sobre a Epilepsia 2018
Compartilhe! / Share this!

Confira a lista de eventos de conscientização sobre a epilepsia apoiados pelo CEPID BRAINN.

10 de setembro de 2018  | por FCM Unicamp

 

O dia 9 de setembro é o Dia Nacional e Latino-Americano de Conscientização sobre a Epilepsia. A epilepsia é uma doença crônica, grave do cérebro, caracterizada por crises epilépticas recorrentes. A maioria dos pacientes pode ficar livre das crises com uso correto da medicação, porém, o tratamento não chega a cerca de 80% dos pacientes.

“A epilepsia traz vulnerabilidades biopsicossociais aos pacientes. O não controle das crises eleva o risco de se machucar e até de morte”, diz Li Li Min, neurologista da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Embaixador da Epilepsia no Brasil.

De acordo Li Min, pacientes com epilepsia tem uma qualidade de vida inferior e muitos têm sofrimento psíquico devido aos estigmas da doença e à exclusão social que ainda acontece nos entornos sociais, como a escola e o trabalho.

No mês de setembro, por ocasião do Dia Nacional e Latino-Americano de Conscientização sobre a Epilepsia, várias atividades ocorrem no país. O CEPID Brainn da Unicamp, junto com ONG ASPE e MAPE-Campinas têm trabalhado de forma continua na difusão do tema para a sociedade.

“Iniciamos este ano com uma audiência com o ministro da Saúde Gilberto Occhi. Reforçamos a necessidade de programas de capacitação das equipes da atenção básica e aproveitamos para solicitar ao ministro a carta de moção de apoio a resolução WHA68.20 da Organização Mundial da Saúde referente a ampliação das ações voltada para melhorar a qualidade de vida das 65 milhões de pessoas com epilepsia no mundo”, revelou Li Min.

O Ministério da Saúde publicou do Manual de Manejo da Epilepsia na Atenção Básica e na Urgência e Emergência e o Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas para Epilepsia. Na região de Campinas, durante o mês de setembro, acontece diversas ações voltadas para o diálogo de políticas públicas.

 

Programação

Dia 12 de setembro

  • Audiência pública no Ministério Público do Trabalho, em Campinas, das 8h30 às 12h00, com representantes de empresas de setores diversos.
  • Palestras
  • Aprendizagem profissional como ferramenta de inclusão no mercado de trabalho – Lailah Vilela, médica do trabalho
  • Epilepsia cenário mundial – Li Li Min, professor de Neurologia
  • Epilepsia e trabalho – Isilda Assumpção, presidente da ASPE
  • Depoimentos de pacientes
  • Coordenação: Dra. Luana Lima Duarte Vieira, Procuradora do Ministério do Trabalho

 

Dia 13 de setembro

  • Diálogo com Profissionais da Saúde da Rede de Saúde do Município de Campinas
  • Entrevista ao vivo na TV JAPI, às 19 horas, no Programa Mondo e Levada.
  • Presença do Li Li Min e Isilda Assumpção. https://www.tvjapi.com/

Compartilhe! / Share this!