BRAINN_XR Symposium on Virtual Reality for Neurofunctional Recovery: detalhes do evento


CEPID BRAINN - evento BRAINN_XR Symposium on Virtual Reality for Neurofunctional Recovery 2023 - capa (1)
Compartilhe! / Share this!

Detalhes, fotos e informações sobre o BRAINN_XR Symposium on Virtual Reality for Neurofunctional Recovery, que ocorreu junto ao 9º BRAINN Congress.

 

O simpósio BRAINN_XR, evento satélite do BRAINN Congress, foi realizado no Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW – UNICAMP) no dia 14 de abril de 2023, com o propósito de discutir os avanços na área de reabilitação virtual e o desenvolvimento de tecnologias de interação gestual. Neste contexto, foram apresentadas técnicas de visão computacional e o uso de sensoriamento para o rastreamento corporal, a quantificação de movimentos e uma forma não convencional de interação humano-computador por meio de estímulos motores e cognitivos.

Para esta edição do evento, foram reunidos pesquisadores da ciência da computação, do grupo de Neurofísica e das áreas da saúde relacionadas à reabilitação e promoção de saúde.

No período da manhã, o evento teve a palestra de abertura sobre neuromodulação com o pesquisador do BRAINN Cássio Ruas (UNICAMP), seguido de uma mesa redonda sobre o desenvolvimento tecnológico com o pesquisador do BRAINN Prof. Diego Dias (UFSJ), o pesquisador do Cepid CeMEAI (https://cemeai.icmc.usp.br/) Prof. Claudio Toledo (ICMC – USP) e o também pesquisador do BRAINN Alexandre Brandão, com a moderação do pesquisador do BRAINN, Prof. Marcelo Guimarães (UNIFESP).

Já no período da tarde, a programação do simpósio abordou os temas musicoterapia com a pesquisadora italiana Elena Partesotti (UNICAMP) e o uso das tecnologias “BRAINN_XR” em ambiente comercial com o fisioterapeuta Jonas de Andrade (Instituto ATIVUS), seguido de uma mesa redonda sobre testes clínicos em indivíduos saudáveis com a Profª Daneila Godoi (UFSCar), em intervenções de terapia ocupacional com a Profª Débora Carrijo (UFSCar) e em ambiente Hospitalar com a Profª Adriana Cicuto (UFSCar), mediada pela pesquisadora do BRAINN Sara Almeida (Instituto Neuron / UNICAMP).

A organização do BRAINN_XR Symposium foi realizada pelos pesquisadores associados ao BRAINN: Sara Almeida (Instituto Neuron / UNICAMP), o Prof. Diego Dias (UFSJ) e Alexandre Brandão (UNICAMP), sob supervisão da Profª Gabriela Castellano (UNICAMP).

 

 


Compartilhe! / Share this!