Felicidade no ambiente de trabalho: neurociência aplicada


Compartilhe! / Share this!

Há um pensamento recorrente de que as empresas não se importam muito com as pessoas e sim com o que elas podem agregar em termos de valor. Vamos pensar sobre isso?

As empresas são conglomerados de pessoas que buscam realizar os seus sonhos e com eles a felicidade e a autorrealização. Empregados e Empresários sonham, portanto, a troca de interesses é recíproca. Não importa quem sonhou primeiro, importa que a relação de trabalho esteja a serviço da realização dos sonhos de cada um. Por que é importante ser feliz no ambiente trabalho? Porque é no trabalho que passamos os melhores anos da nossa vida.

As horas mais preciosas da nossa juventude, estamos trabalhando para sobrevivermos e nos desenvolvermos, por causa disso, potencializamos nossa inteligência. A inteligência é enriquecida e potencializada com as experiências que cada um consegue vivenciar pelas escolhas que faz ao longo da existência. Então, por que não encontrar atividades e empresas para trabalhar onde você se sinta mais feliz e realizado? Trabalho também é fonte de inspiração e autorrealização.

Por que você realiza como ninguém quando está feliz? Porque você ativa o seu Sistema de Recompensa cerebral. Todos nós temos um e nada nos faz mais ensolarados e felizes do que fazer as coisas que acreditamos. Quando estamos realizando um trabalho em que sentimos prazer e, sabemos que isso nos trará reconhecimento pessoal ou profissional, nos orgulhamos do que somos, com isso, ativamos o nosso potencial criativo, fazendo um lindo trabalho e nos alegrando em apresenta-lo para os nossos chefes imediatos e divulgá-los para o mundo! A felicidade e contentamento nos dão uma sensação de dever cumprido e o sentimento de autorrealização nos faz sentir plenos. Quando nos sentimos assim, ativamos o sistema de recompensa e o sistema criativo.

É neste momento, que costumamos apresentar ideias geniais e comportamento de alto desempenho. Sentimo-nos capazes, fortes e prontos para irmos mais além! Sonhamos com as promoções e contamos para as pessoas sobre os nossos esforços e a satisfação pelo o trabalho bem feito. Por que se apropriar de suas conquistas lhe fortalece? A conquista pessoal, representada pelo seu trabalho, transborda para a vida familiar, para os amigos e para aqueles que estiverem por perto. Quando as pessoas celebram com você as suas conquistas, lhe faz sentir importante e este sentimento lhe traz confiança, vontade de seguir adiante e aceitar novos desafios. A isso chamamos de superação permanente. A ansiedade positiva gerada pelos sentimentos de autogratificação, mobilizam emoções positivas e você trata a si e aos outros com generosidade.

Estimula-se e contagia aos demais com o seu entusiasmo. Observe pessoas bem sucedidas. São fantásticas! Tentam ativar o sistema criativo todos os dias em busca de prazer e autorrealização. São otimistas por natureza. Só que o cérebro tem os seus limites e dependendo do nível de stress, o profissional pode transformar ansiedade positiva em dor emocional, pelo cansaço e a exaustão. Ninguém consegue desempenhar o tempo todo sem altos níveis de stress e a frequência das pressões por resultado pode transformar força em fraqueza e frustração. O que era estimulante deixa de ser.

O cérebro não trabalha bem com altos níveis de stress. Portanto, é preciso reconhecer limites e fazer atividades de entretenimento que lhe pareçam razoáveis e lhe dê prazer quando estiver muito cansado. Entenda como o seu cérebro funciona em busca de equilíbrio Nunca esqueça que antes de ser um profissional bem sucedido e competente, você é uma pessoa com cérebro analógico, e ele precisa de oxigênio. O melhor deles é estar satisfeito e feliz!

Faça alguma atividade de que goste como lazer. Senão, por mais apaixonado que você esteja pela vida, à fadiga lhe tirará a criatividade e a motivação. Mesmo fazendo esforço desmedido para dizer a si mesmo que está tudo bem. É preciso ser verdadeiro e colocar a grande engenharia cerebral, emocional e intelectual para nos trazer vida saudável e produtiva. Não obstante as considerações feitas sobre o stress, à felicidade é mola propulsora para equipes de alto desempenho e busca constante de autorrealização..

O mundo corporativo pode parecer exaustivo às vezes, mas é através do trabalho que realizamos muito dos nossos sonhos. Lembrete importante: O seu cérebro procura por conforto cognitivo o tempo todo. Não é à toa que com frequência queremos o reconhecimento do outro para nos sentirmos validados, e, buscamos evitar a dor emocional do desamparo a qualquer custo. Quando estamos desestimulados e negativos, a cabeça dói o corpo não levanta de manhã, a percepção da realidade fica distorcida. A tudo isso chamamos de desconforto cognitivo. Precisamos ser apreciados e de preferencia fazermos parte dos grupos sociais que existem nas empresas e fora dela. Gostamos de ter histórias legais para contar.

Precisamos ser amados, mesmo que este amor seja entendido como respeito às atividades que desenvolvemos. A sua identidade profissional é uma conquista de muitos anos e certamente quando você se olha no espelho, quer enxergar alguém com uma história bacana e com vivencias prazerosas. Se este for o seu caso, parabéns, você está a caminho da construção de uma vida pessoal e profissional feliz! Sobre a autora: Escritora, Neuropsicóloga e Master Coach. Autora dos livros “Coaching e Neurociência desenvolvendo líderes excepcionais” e “Dormi Operador a Acordei Supervisor. E Agora?”

Fonte: Administradores

 


Compartilhe! / Share this!