Alunos do BRAINN são premiados no XXVIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp


CEPID BRAINN - divulgacao alunos premiados PIBIC 2020
Compartilhe! / Share this!

Pesquisas sobre biomarcadores para epilepsia e tecnologia digital para terapia de linguagem foram destaque no evento.

11 de março de 2021  | por Redação WebContent

Pela primeira vez em seus 28 anos de história, o Congresso de Iniciação Científica da Unicamp ocorreu em formato inteiramente virtual, entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro de 2020. Mais de 1.500 trabalhos realizados por alunos da Universidade foram apresentados online, por meio de pôsteres digitais e vídeos. Além disso, houve a entrega de dois importantes prêmios: o de Mérito Científico (Prêmio PIBIC) e o Prêmio Inova, ambos com vencedores vinculados ao CEPID BRAINN.

O Congresso de Iniciação Científica da Unicamp 2020 foi um sucesso de público virtual. Ao longo de quatro dias, contabilizou mais de 50 mil visualizações de pôsteres, 2.700 horas de apresentações assistidas e 26 horas de transmissões ao vivo. Encontre abaixo links para os principais canais do evento.

Acesse aqui o site do Congresso

 

PREMIAÇÃO “MÉRITO CIENTÍFICO”

Dentre os 1.500 projetos inscritos, vinte foram agraciados com a Premiação de Mérito Científico – Prêmio PIBIC, uma distinção pela qualidade científica das pesquisas. De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa da Unicamp, Prof. Dr. Munir Salomão Skaf, a qualidade dos trabalhos e a desenvoltura do aluno na apresentação de seu estudo foram fatores determinantes para a premiação.

Os trabalhos de destaque foram inicialmente selecionados por um Comitê Interno da Unicamp e receberam o aval final de um Comitê Externo, composto por profissionais do CNPq. O prêmio abarcou as áreas de Artes, Humanas, Biológicas, Exatas e Tecnológicas.

Na categoria Biológicas, um dos seis trabalhos vencedores do mérito foi o do aluno Alexandre Garcia de Godoi, do curso de Farmácia e orientado pela pesquisadora do CEPID BRAINN dra. Iscia Teresinha Lopes Cendes, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. O estudo, intitulado “H1 NMR-Based Metabolomics Applied to the Search for Drug Resistance Biomarkers in Patients with Mesial Temporal Lobe Epilepsy”, discorre sobre o uso de técnicas de metabolômica para identificação de biomarcadores de um tipo específico de epilepsia (cujos pacientes costumam ser mais resistente a medicamentos antiepilépticos) e teve coautoria dos também pesquisadores do BRAINN dra. Clarissa L. Yasuda e dr. Fernando Cendes, além dos pesquisadores Amanda M. Canto, Amanda Donatti, Douglas C. Rosa, Marina K. Alvim, Mariana Martin, Melissa Quintero e Ljubica Tasic. Clique no botão abaixo para visualizar detalhes sobre este projeto.

Leia o projeto

 

MENÇÃO HONROSA

O aluno Douglas Cescon da Rosa, do curso de Farmácia da Unicamp e também orientado pela pesquisadora dra. Iscia Lopes Cendes, do CEPID BRAINN, recebeu Menção Honrosa do Prêmio PIBIC pelo trabalho “Análise de metabólitos em plasma de pacientes com acidente vascular cerebralisquêmico por espectroscopia de 1H-RMN”. 

 

PRÊMIO INOVA

Além da premiação de Mérito Científico, o Congresso de Iniciação Científica da Unicamp também revelou os vencedores do Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação. O prêmio foi criado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, em parceria com a Reitoria da Universidade, com o objetivo de valorizar alunos e docentes da Unicamp que desenvolveram as pesquisas com maior potencial de geração de produtos para a sociedade. Entre os critérios de avaliação, o potencial impacto social e o engajamento dos alunos com as soluções propostas foram especificamente mensurados.

Foram premiados quatro projetos, um de cada área do conhecimento: Biológicas, Humanas, Exatas/Tecnológicas e Cidadania. Na área de Exatas/Tecnológicas, o vencedor foi o aluno Vinícius Flores Ribeiro, do curso de Engenharia de Controle e Automação e orientado pelo dr. Eric Rohmer, da FEEC Unicamp e pesquisador do CEPID BRAINN, com o projeto “Plataforma cibernética para terapia da linguagem”. O estudo aborda o uso de um robô virtual, disponível na plataforma Android e para PC, que auxilia no treino da fala por meio da exibição de cartas e da repetição dos sons. O sistema compila estatísticas de performance do usuário que podem ser, posteriormente, aferidas por um terapeuta.

 

MENSAGEM DO REITOR

Durante a transmissão ao vivo do Prêmio PIBIC, o Reitor da Unicamp, prof. Marcelo Knobel, destacou a importância do Congresso de Iniciação Científica e a qualidade dos trabalhos apresentados, mesmo diante das inúmeras adversidades que 2020 trouxe à área acadêmica.

“É uma alegria poder ver que a Unicamp, mesmo com essas dificuldades decorrentes da pandemia, continua sempre evoluindo e que os estudantes, mesmo com muita dificuldade para fazer as disciplinas e para realizar os trabalhos de iniciação científica, conseguiram se superar”.

 

 


Compartilhe! / Share this!