Uso da Realidade Virtual na reabilitação de pacientes com AVC e avaliação utilizando conectividade cerebral


Projeto CAAE 35771314.4.0000.5404

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O acidente vascular cerebral (AVC) é a principal causa de incapacidade física permanente e pode envolver comprometimento motor, sensitivo e cognitivo. A recuperação funcional pode ocorrer em qualquer fase em que o paciente se encontre, desde a fase aguda, subaguda até a crônica.

O uso da reabilitação baseada em realidade virtual (RV) tem demonstrado efeitos positivos na recuperação motora, sensitiva, cognitiva, no equilíbrio e na marcha.

Nós estamos pesquisando o uso de ferramentas para reabilitação e diagnóstico baseadas em realidade virtual, que permitem a recriação de uma determinada realidade com o máximo de sensação para o paciente, usando jogos virtuais terapêuticos e a quantificação do movimento humano.

Além disso, nossa pesquisa está também utilizando a estimulação transcraniana por corrente contínua. Esta é uma técnica não-invasiva e indolor, em que se aplica uma corrente elétrica de baixa intensidade sobre o escalpo do paciente, acima da área no cérebro responsável pela função que está prejudicada devido à sequela do AVC. Os principais benefícios desta técnica são promover ganho na recuperação funcional do paciente pós-AVC e potencializar os efeitos da RV terapêutica. Diferentes métodos de avaliação serão usados para analisar os efeitos deste tratamento, como escalas clínicas e exames de avaliação quantitativa de amplitude de movimento usando realidade virtual, eletroencefalografia, eletromiografia, assim como um exame inovador: a estimulação magnética transcraniana diagnóstica, que permitirá avaliar a atividade neural de áreas que controlam os movimentos do corpo, antes e depois do tratamento.

Os objetivos desta pesquisa são aprimorar e testar um conjunto de ferramentas de realidade virtual para serem usadas na reabilitação de pacientes com AVC, avaliar as sequelas neurológicas com uso de escalas clínicas e exames neurológicos, avaliar os efeitos do uso da realidade virtual como intervenção terapêutica por si só e associada ao uso da estimulação transcraniana por corrente contínua.

Esta pesquisa será realizada no Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia no Instituto de Física “Gleb Wataghin” da UNICAMP.

Quais os critérios para participar na pesquisa?

  • Voluntários acima de 18 anos;
  • Diagnóstico comprovado de acidente vascular cerebral;
  • Conseguir manter a postura sentada de maneira independente e/ou a posição em pé com ou sem uso de dispositivo auxiliar.

Quais os critérios de exclusão da pesquisa?

Veja abaixo a lista de critérios que impedem a participação nesta pesquisa:

  • Doenças dermatológicas como eczemas na cabeça.
  • Epilepsia, fazendo uso de medicação anticonvulsivante e/ou com privação de sono.
  • Presença de materiais metálicos implantados na ou próximo à cabeça (exemplos, implante coclear, eletrodos implantados/estimuladores, clips de aneurisma ou bobinas, fragmentos de projétil de arma de fogo).
  • Presença de marcapasso ou fios (Stents) cardíacos ou com outro dispositivo ativo em que a interação com o campo magnético possa interferir no seu funcionamento.
  • Alterações visuais não corrigidas.
  • Tontura e/ou vertigem prévia.

COMO PARTICIPAR?

Primeira Etapa

A primeira etapa de seleção para participar da pesquisa consiste no preenchimento do Formulário disponível no link abaixo. Após o envio do Formulário, os voluntários que atenderem aos critérios de inclusão serão convocados para uma nova etapa.

Email: [email protected]

Segunda Etapa

A segunda etapa envolve avaliações com escalas e exames clínicos:

  • Escalas clínicas de avaliação:
  • Avaliação do estado neurológico geral
  • Avaliação do comprometimento neurológico
  • Avaliação de atividades de vida diárias
  • Avaliação de equilíbrio corporal
  • Avaliação de cognição

Exames clínicos:

  • Estimulação magnética transcraniana diagnóstica
  • Avaliação quantitativa de amplitude de movimento em realidade virtual (KinesiOS)
  • Eletroencefalografia
  • Eletromiografia

 

Terceira Etapa

A terceira etapa consiste numa sessão única de intervenção terapêutica com uso de estimulação transcraniana por corrente contínua associada à realidade virtual baseada em reabilitação.

Onde será realizada a pesquisa?

Universidade Estadual de Campinas – Instituto de Física “Gleb Wataghin”
Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia.

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 777 – Cidade Universitária Zeferino Vaz Barão Geraldo CEP 13083-859 – Campinas SP

PESQUISADORA COORDENADORA

Gabriela Castellano, Instituto de Física Gleb Wataghin, IFGW/Unicamp

KANDEL-logo

Suporte à Pesquisa:

Kandel Medical – Equipamentos Médicos e Suprimentos