Um centro de pesquisas focado na saúde do cérebro

O BRAINN utiliza os métodos e as tecnologias mais modernas para produzir Ciência de ponta. Trabalhamos todos os dias em busca de uma compreensão profunda do cérebro humano e dos processos subjacentes a doenças como a epilepsia e o AVC.

Conheça o CEPID BRAINN!

Histórias de Sucesso

Aprenda sobre as incríveis tecnologias, descobertas e novidades científicas geradas nos laboratórios do BRAINN!

Leia mais

Atualidades em Neurologia

Evento comemorativo dos 20 anos do Ambulatório de Neurogenética da FCM-UNICAMP.

Detalhes

Um CEPID FAPESP

O BRAINN é um dos 20 CEPIDS financiados pela FAPESP. Saiba mais sobre o projeto aqui!

Conheça os CEPIDS

Notícias em Destaque

[lvca_portfolio posts_query=”size:12|order_by:date|post_type:post|categories:281,405,275,277″ image_linkable=”true” taxonomy_filter=”category” display_title=”true” per_line=”4″ gutter=”15″ tablet_gutter=”10″ tablet_width=”800″ mobile_gutter=”10″ mobile_width=”480″]

Saiba mais sobre o CEPID

Com pesquisas nas áreas de genética, neurobiologia, farmacologia, neuroimagem, ciência da computação, robótica, física e engenharia, o Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia (BRAINN) – um CEPID FAPESP – investiga os mecanismos básicos da epilepsia, do AVC e de lesões associadas.

brainn motivacao

Estas linhas de pesquisa têm importantes aplicações na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das doenças, assim como na reabilitação de pacientes, e servirão como modelo para o melhor entendimento das funções do cérebro, em condições normais e anormais. A principal motivação do Centro é a necessidade de enfrentar estes complexos e relevantes problemas biológicos, combinando em um único local as competências de grupos de pesquisa com características distintas e complementares.

brainn multidisciplinaridade

Um dos muitos fatores que explicam a complexidade das pesquisas em epilepsia e AVC é o fato de que tais condições não são univocamente definidas – isto é, não podem ser associadas a uma única doença ou síndrome. Daí a necessidade de estudos multilaterais e colaborativos, que mobilizem cientistas de diferentes áreas de especialização, orientados por teorias científicas sólidas e comprometidos em oferecer aplicações relevantes.

Nossas pesquisas atendem a três requisitos: relevância clínica, realismo e originalidade científica. Para isso, são combinados genética, neurobiologia, farmacologia, neuroimageamento, informática, robótica, engenharia e física. Os resultados beneficiarão pacientes com epilepsia, AVC e outras doenças prevalentes, contribuindo substancialmente para o avanço das discussões científicas nos campos neurologia, psiquiatria e neurociências cognitivas.

brainn tecnologiaO campo da neurotecnologia – um dos focos do BRAINN – apresenta grande potencial em inovação e transferência tecnológica. Os desafios estão na produção de equipamentos complexos e de softwares voltados para diagnóstico e tratamento médico. Isto inclui:

  • o desenvolvimento e a construção de sistemas de imageamento funcional do cérebro, usando fótons infravermelhos;
  • o desenho e a microfabricação de neurossondas para pesquisa inovadora e uso clínico;
  • o desenvolvimento de softwares otimizados para processamento de imagens médicas;
  • o desenvolvimento de técnicas rápidas de diagnóstico, baseadas em rastreamento genético;
  • o desenho e a construção de interfaces cérebro-computador para tecnologias de assistência;
  • o desenvolvimento de sistemas de reabilitação.

Na área de tratamento e reabilitação, o Centro trabalhará com monitoramento remoto de pacientes. Uma perspectiva, por exemplo, é a instalação, em domicílio, de eletroencefalógrafos altamente portáteis, possibilitando aos pacientes evitar longos períodos de espera para internação hospitalar. Nessa área, o Centro também pretende desenvolver equipamentos controlados remotamente (como robôs móveis) que permitam aos médicos interagir com pacientes fora dos hospitais.

brainn-youtube video homepage

brainn educacaoEm paralelo a programas formais de graduação em neurociências, o Centro colocará em prática um plano de difusão do conhecimento e de educação que engloba a criação de websites, programas online de rádio e TV; a criação de redes sociais específicas, blogs e microblogs; a expansão de uma revista já existente; e a publicação de livros para disseminar as neurociências na comunidade.

Além disso, o Centro criará um curso de educação em neurociências para professores da rede escolar, bem como um programa de educação continuada em jornalismo científico, e promoverá um calendário anual de eventos, com encontros e workshops.

Próximos Eventos

Eventos BRAINN em Imagens!

O CEPID BRAINN organiza diversos eventos educativos e especiais ao longo do ano.
Conheça-os em detalhes aqui.

Ver fotos!

Você precisa saber

A Interface Cérebro-Máquina

Podem sinais cerebrais controlar objetos de verdade? Acompanhe as incríveis inovações do BRAINN no campo da Interface Cérebro-Computador. [LER]

Epilepsia na Mira da Ciência

Pesquisas do BRAINN relacionadas à epilepsia ajudam a tratar, combater e prevenir a doença, aumentando a qualidade de vida da população. [LER]

Melhor Diagnóstico Cerebral

Estudos desenvolvidos pelo grupo da profa. Wu ShinTing, do BRAINN, fornecem ferramentas tecnológicas para facilitar o diagnóstico médico. [LER]

Sondas Neurais do BRAINN

Alta tecnologia brasileira a serviço da Ciência – o BRAINN desenvolve sondas neurais inovadoras, com um novo patamar de qualidade. [LER]