Você sabia que 1 em cada 4 pessoas terá um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ao longo da vida?

Trata-se de um número altíssimo e preocupante, ainda mais sabendo que o AVC é a principal causa de incapacidade no mundo. Portanto, prevenir o AVC é tarefa primordial de todos nós!

O CEPID BRAINN participa da Campanha Mundial de Conscientização sobre o AVC, que ocorre no dia 29 de outubro.

Confira a seguir vídeos, gráficos e informações sobre o AVC, seus sintomas, causas e prevenção. Informe-se, compartilhe, previna-se! Não deixe que seja você!

Minutos podem salvar memórias.
Minutos podem salvar a independência.
Minutos podem salvar a mobilidade.
Minutos podem salvar a fala.
Minutos podem salvar vidas.

Desde 2022, a Campanha da World Stroke Organization foca na conscientização sobre a necessidade de se reconhecer rapidamente os principais sinais de um AVC. Dessa forma, é possível buscar ajuda médica imediatamente, reduzindo os efeitos na saúde e garantindo maior qualidade de vida à pessoa.

Aprenda os sinais, diga que é um AVC

  1. Identificou um rosto ‘caído’?
  2. Há fraqueza no braço?
  3. Há dificuldade de fala?
  4. A hora de ligar para o serviço de saúde é AGORA!
CEPID BRAINN - Pesquisa AVC Realidade Virtual -1000w

PARTICIPE DA PESQUISA SOBRE REALIDADE VIRTUAL E AVC

  Detalhes sobre a pesquisa sendo conduzida pelo BRAINN que pretende avaliar o uso de Realidade Virtual na reabilitação de pessoas que sofreram AVC

O acidente vascular cerebral (AVC) é a principal causa de incapacidade física permanente e pode envolver comprometimento motor, sensitivo e cognitivo. A recuperação funcional pode ocorrer em qualquer fase em que o paciente se encontre, desde a fase aguda, subaguda até a crônica.

O uso da reabilitação baseada em realidade virtual (RV) tem demonstrado efeitos positivos na recuperação motora, sensitiva, cognitiva, no equilíbrio e na marcha.

Nós estamos pesquisando o uso de ferramentas para reabilitação e diagnóstico baseadas em realidade virtual, que permitem a recriação de uma determinada realidade com o máximo de sensação para o paciente, usando jogos virtuais terapêuticos e a quantificação do movimento humano.

Além disso, nossa pesquisa está também utilizando a estimulação transcraniana por corrente contínua. Esta é uma técnica não-invasiva e indolor, em que se aplica uma corrente elétrica de baixa intensidade sobre o escalpo do paciente, acima da área no cérebro responsável pela função que está prejudicada devido à sequela do AVC. Os principais benefícios desta técnica são promover ganho na recuperação funcional do paciente pós-AVC e potencializar os efeitos da RV terapêutica. Diferentes métodos de avaliação serão usados para analisar os efeitos deste tratamento, como escalas clínicas e exames de avaliação quantitativa de amplitude de movimento usando realidade virtual, eletroencefalografia, eletromiografia, assim como um exame inovador: a estimulação magnética transcraniana diagnóstica, que permitirá avaliar a atividade neural de áreas que controlam os movimentos do corpo, antes e depois do tratamento.

Os objetivos desta pesquisa são aprimorar e testar um conjunto de ferramentas de realidade virtual para serem usadas na reabilitação de pacientes com AVC, avaliar as sequelas neurológicas com uso de escalas clínicas e exames neurológicos, avaliar os efeitos do uso da realidade virtual como intervenção terapêutica por si só e associada ao uso da estimulação transcraniana por corrente contínua.

Esta pesquisa será realizada no Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia no Instituto de Física “Gleb Wataghin” da UNICAMP.

DIVULGUE EM SUAS REDES SOCIAIS!

CEPID BRAINN - Campanha AVC 2020 - 001b(1)
CEPID BRAINN - Campanha AVC 2020 - Post 2
CEPID BRAINN - Campanha AVC 2020 - Post 3(1)
CEPID BRAINN - Campanha AVC 2020 - Post 4

VÍDEOS SOBRE AVC DO BRAINN

  Pesquisadores do CEPID BRAINN prepararam vídeos especiais sobre AVC! Assista a seguir

O dr. Wagner Avelar, médico neurologista do Departamento de Neurologia da FCM Unicamp, conversa com a gente sobre o AVC.

Conscientização sobre AVC; primeira causa de morte no Brasil ano passado - entrevista com dr. Wagner Avelar

Uma conversa imperdível sobre AVC com a dra. Sheila Martins e o dr. Li Li Min!

Você conhece o acrônimo "SAMU"? Aprenda a identificar um AVC

Dr. Wagner Avelar fala sobre o AVC

AVC: como melhorar a reabilitação?

Dr. Thiago Prado fala sobre o AVC

A dra. Mariana Vidal fala sobre o AVC

NOTÍCIAS SOBRE AVC NO BRAINN

  Confira o conteúdo especial e selecionado sobre AVC do Portal BRAINN!

CEPID BRAINN - Simposio AVC 2023 - Participacao Dr Wagner Avelar - capa
O neurologista dr. Wagner Avelar, pesquisador associado do BRAINN, participou do evento com palestra sobre a etiologia do AVC.  
CEPID BRAINN - dr Wagner Avelar entrevista Jornal EPTV - AVC em Campinas
Pesquisador do CEPID BRAINN fala sobre sinais e sintomas do Acidente Vascular Cerebral em entrevista ao telejornal. O dr. Wagner
CEPID BRAINN - Presenca no 75th Annual Meeting American Academy of Neurosciences
Dez trabalhos foram apresentados durante o 75º encontro anual da American Academy of Neurology. Veja a lista completa. Os pesquisadores
CEPID BRAINN - Caravana da Saude - Primeira Edicao
Detalhes e fotos da Caravana da Saúde, evento educativo in loco e que contou com a participação do CEPID BRAINN.
CEPID BRAINN - Divulgacao - Pesquisas AVC e Realidade Virtual na Unicamp (1)
Matéria destaca linhas de pesquisa do CEPID BRAINN que utilizam realidade virtual na reabilitação pós-AVC. Confira entrevista com a pesquisadora
CEPID BRAINN - divulgacao pesquisa AVC e realidade virtual - capa
Durante 02 semanas, voluntários participarão de exercícios diários utilizando jogos com realidade virtual. Pesquisa estuda recuperação motora em quem sofre
CEPID BRAINN - divulgacao materia folha de sao paulo sono e avc - li li min e wagner avelar
Matéria da Folha de São Paulo entrevista pesquisadores do CEPID BRAINN, dr. Li Li Min e dr. Wagner Avelar, sobre
CEPID BRAINN - divulgacao agencia fapesp - premio icssa 2020 alexandre brandao
Matéria da Agência FAPESP explica as inovações por trás do novo sensor e software desenvolvidos pelo grupo de pesquisas do