BRAINN na TV – Robótica assistiva: pesquisas da Unicamp trazem dignidade para pessoas com restrições


CEPID BRAINN - divulgacao - Eric Rohmer robotica assistiva Jornal da EPTV 1 - capa
Compartilhe! / Share this!

Reportagem do Jornal da EPTV entrevista pesquisador do BRAINN Eric Rohmer sobre estudo premiado internacionalmente em robótica assistiva.

 

Estudo da UNICAMP, que conta com a participação de pesquisadores do CEPID BRAINN, foi tema de reportagem do Jornal da EPTV 1 (Rede Globo) no dia 25.06.2025. A matéria destaca o desenvolvimento de tecnologias de robótica assistiva para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

De acordo com os pesquisadores, os projetos buscam restaurar a autonomia e promover a inclusão, permitindo que os usuários realizem tarefas cotidianas com mais independência.

CEPID BRAINN - divulgacao - Eric Rohmer robotica assistiva Jornal da EPTV 1 - tecnologia robotica assistiva

PREMIAÇÃO INTERNACIONAL

A reportagem destaca que, recentemente, esta linha de estudos ganhou reconhecimento internacional:  o grupo do Laboratório de Robótica Avançada da Unicamp foi a vencedor do PhyRC Challenge, superando outras 56 instituições inscritas, de 17 países. A premiação foi relacionada a avanços e inovações na programação de manipuladores robóticos.

Além de trazer detalhes sobre estes avanços em programação, a reportagem mostra outros dispositivos desenvolvidos na Universidade que auxiliam na locomoção, na comunicação e na interação com o ambiente, com foco em soluções acessíveis e personalizadas, e traz os relatos de pessoas com deficiências que já empregam tecnologia em seu dia a dia, comentando como ela transformou suas rotinas, trazendo mais dignidade e autoestima.

CEPID BRAINN - divulgacao - Eric Rohmer robotica assistiva Jornal da EPTV 1 - entrevista

Entrevistado, Rohmer comentou:

“Uma tecnologia desenvolvida especificamente para colocar uma roupa pode também ser aplicada ao manuseio de outros tipos de objetos. Por exemplo, se o manipulador estiver acima de uma cadeira de rodas, poderá ser usado como uma ‘extensão’ da pessoa com deficiência, para que ela possa manipular objetos do dia a dia”.

Confira a reportagem completa no link a seguir.

Assistir o vídeo no site do G1

 

Veja também:

G1: Unicamp vence concurso internacional com robô capaz de vestir manequim que simula limitação motora


Compartilhe! / Share this!