Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Exposição de Neurociências na UNICAMP

18/maio/2015 - 22/maio/2015

gratuito
museu ciencias unicamp brainn

O Museu Exploratório de Ciências Unicamp – MC,  juntamente com o Museu de Artes Visuais – MAV, a Galeria de Artes do Instituto de Artes – GAIA, o Centro de Desenvolvimento Cultural – CDC e o Museu de Zoologia do Instituto de Biologia – ZUEC estão à frente da organização da 13ª Semana de Museus da Unicamp, que ocorrerá de 18 a 24 de maio. Com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”, a coordenação nacional da semana é de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A proposta é mobilizar os museus brasileiros a desenvolver atividades especiais, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, estimular a visitação e incentivar a aproximação entre sociedade e museus.

Na Unicamp, os museus e espaços culturais desenvolveram uma programação elaborando um “circuito cultural” para receber o público, colocando em prática a proposta do Conselho Internacional de Museus – ICOM, que é de fomento à sustentabilidade e a necessidade de uma sociedade mais cooperativa e solidária, apresentando palestras, exposições, visitas monitoradas e atividades científicas durante a semana.

Dentre as atividades especiais está à realização da Noite de Observação dos Astros, quarta–feira dia 20 a partir das 18h00, acompanhada por astrônomos da Unicamp, convidados renomados e telescópios de grande porte. Haverá também apresentação da Big Band do Instituto de Artes e palestra sobre astronomia.

A Exposição de Neurociência, atividade itinerante do Museu e do Instituto brasileiro de neurociências e neurotecnologia – Brainn estará aberta de 18 a 22 de maio no piso 3 do Hospital de Clinicas Unicamp. No sábado, dia 23, o Caminhão Oficina Desafio do Museu estará na Praça Durval Páttaro (antiga pista de bicicross), no distrito de Barão Geraldo. Também neste dia, o Museu de Zoologia do Instituto de Biologia abre as portas para visitas monitoradas.

Encerando a 13ª Semana de Museus no domingo dia 24, o Espaço Cultural Casa do Lago oferecerá uma programação especial com atividades diversas inclusive com o Caminhão Oficina Desafio. A programação completa e outras informações poderão ser consultadas no site.

Sobre a Semana de Museus
A Semana acontece em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio, e tem como propósito mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concertação de suas programações em torno de um mesmo tema. Museus para uma sociedade sustentável é o tema lançado pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) para o Dia Internacional dos Museus de 2015, A 13ª edição desta ação, ao abraçar a proposta do ICOM, vem enfatizar o importante papel dos museus no processo de fomento à sustentabilidade: seja por meio de suas boas práticas de atuação, seja pela conscientização do público sobre a necessidade de uma sociedade mais cooperativa e solidária.

Serviço
13ª Semana de Museus – Museus para uma sociedade sustentável
18 a 24 de maio
Local: Unicamp e Barão Geraldo
Contatos: Cida Godoy, 3521-1729, e-mail; Diego Silva, 3521-1818, e-mail
Museu Exploratório de Ciências – Avenida Alan Turing, nº 1.500 Cidade Universitária, Barão Geraldo – Campinas

Detalhes

Início:
18/maio/2015
Final:
22/maio/2015
Preço:
gratuito
Categoria de Evento:
Website:
https://www.mc.unicamp.br/programas/snm2015/index

Local

Museu Exploratório de Ciências
Avenida Alan Turing, nº 1.500 Cidade Universitária, Barão Geraldo
Campinas,São PauloBrazil
+ Google Map