Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

21º Webinário da ABC: Medicina de Precisão no Brasil

25/agosto/2020 @ 16:00 - 18:00

3ª feira, 25 de agosto, às 16h (GMT-3)

Medicina de precisão é a medicina personalizada. Além dos dados básicos do paciente utilizados pela medicina convencional, ela trabalha também com o perfil genético específico do indivíduo. As vantagens são muitas, tanto para o paciente quanto para o médico e para as indústrias da área de saúde. E quais são os requisitos necessários para sua implementação? Quais as estratégias que podem ser adotadas? O Brasil oferece oportunidades para essa área se desenvolver?

Faça sua inscrição e assista ao nosso webinário em: www.abc.org.br/transmissao.

 

PALESTRANTES

Sergio Pena

Membro titular da ABC e da TWAS. Formado em medicina, é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde criou o Laboratório de Genômica Clínica da Faculdade de Medicina. Também é diretor científico do Laboratório GENE – Núcleo de Genética Médica. Trabalha com genética humana e médica, especialmente em diversidade genômica e evolução humana, desenvolvimento de testes baseados na PCR para diagnóstico de doenças humanas e aplicação da genômica de nova geração em medicina clínica. Vai apresentar estudos genômicos sobre a formação e estrutura da população brasileira.

Guilherme Suarez-Kurtz

Membro titular da ABC. Médico, é pesquisador sênior do Instituto Nacional de Câncer (INCA), coordenador da Rede Nacional de Farmacogenética, pioneiro em estudos de farmacogenética na população brasileira. É conselheiro (2018-2022) da União Internacional de Farmacologia (Iuphar, na sigla em inglês) e representante da América Latina no Clinical Pharmacogenetics Implementation Consortium (CPIC). Vai discutir os desafios e oportunidades da implementação da farmacogenética na prática clínica em nosso país.

Iscia Lopes Cendes

Membro titular da ABC e da Aciesp. Formada em medicina, é professora titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atualmente chefia o Laboratório de Genética Molecular, na Faculdade de Ciências Médicas. É pesquisadora principal do Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia e é membro do Comitê Gestor da Iniciativa Brasileira de Medicina de Precisão. Vai tratar da implementação desta prática no Brasil.

 

 

Detalhes

Data:
25/agosto/2020
Hora:
16:00 - 18:00
Categoria de Evento:
Website:
http://www.abc.org.br/transmissao

Organizador

Academia Brasileira de Ciências
Website:
http://www.abc.org.br/