Stacked_Colour_RGB_30-May_PT

EU ME CONECTO.
NÓS NOS CONECTAMOS.

O Dia Mundial da Esclerose Múltipla é celebrado no mundo inteiro no dia 30 de maio. Esta é uma data especial, criada pela Federação Internacional de Esclerose Múltipla para unir a comunidade global de pessoas afetadas pela doença. O intuito é trazer uma mensagem positiva para pacientes, seus amigos e familiares, estimulando-os a partilhar histórias, sensibilizar o público e conscientizar os demais sobre este impactante problema neurológico.

A cada ano, um tema especial motiva os trabalhos do Dia Mundial da EM. Em 2020, o tema é conexões. Nada mais adequado; afinal de contas, como o vídeo acima demonstra, os sentimentos de desamparo e de solidão são comuns entre as pessoas com EM. Mas não precisa ser assim. Existe esperança, existem ações que melhoram a qualidade de vida de quem está com EM.

E existem, sempre, as conexões humanas, que ajudam a tornar melhor o dia a dia de todos.

SINTOMAS DA ESCLEROSE MÚLTIPLA

As informações a seguir são do website oficial da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla.

Sintoma debilitante de instalação imprevisível ou desproporcional em relação à atividade realizada. A fadiga é um dos sintomas mais comuns e um dos mais incapacitantes da EM. Manifesta-se por um cansaço intenso e momentaneamente incapacitante. Muito comum quando o paciente se expõe ao calor ou quando faz um esforço físico intenso.

Pode surgir no inicio da doença ou no decorrer dos anos alterações ligadas a fala e deglutição com sintomas como: fala lentificada, palavras arrastadas, voz trêmula, disartrias, fala escandida (o que é?) e disfagias (dificuldade para engolir: líquidos, pastosos, sólidos).

  • Visão embaçada;
  • Visão dupla (diplopia).
  • Perda de equilíbrio;
  • Tremores;
  • Instabilidade ao caminhar (ataxia);
  • Vertigens e náuseas;
  • Falta de coordenação;
  • Debilidade (pode afetar pernas e o andar);
  • Fraqueza geral.

A espasticidade é a rigidez de um membro ao movimento e acomete principalmente os membros inferiores.
A parestesia compromete a sensação tátil normal. Pode surgir como sensação de queimação ou formigamento em uma parte do corpo;
Outras sensações não definidas como a dor, por exemplo.

O paciente pode apresentar sintomas cognitivos, ou seja; de memória, durante qualquer momento da doença, e independe da presença de sintomas físicos/ motores. As funções cognitivas mais frequentemente comprometidas são no processamento da memória e na execução das tarefas. Os indivíduos se queixam muito que levam mais tempo para memorizar as tarefas e possuem mais dificuldades para executar as mesmas.

Pode haver sintomas depressivos, ansiosos, transtorno de humor, irritabilidade, flutuação entre depressão e mania (transtorno bipolar).

Disfunção erétil, nos homens.
Diminuição de lubrificação vaginal nas mulheres.
Comprometimento da sensibilidade do períneo (região da genitália), interferindo no desempenho do ato sexual.

PESQUISAS DO BRAINN
EM ESCLEROSE MÚLTIPLA

O Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia (CEPID BRAINN) possui grupos de pesquisa que atuam em estudos sobre a esclerose múltipla, buscando compreender as origens e a progressão da doença.

Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), as principais linhas de pesquisas são lideradas pela equipe do dr. Alfredo Damasceno, que coordena estudos envolvendo neuroimagem, cognição, biomarcadores e imunologia da esclerose múltipla. Recentemente, os pesquisadores avaliaram marcadores clínicos e de ressonância magnética associados a uma pior evolução da doença, potencialmente ajudando médicos a determinar os melhores tratamentos para estes pacientes.

O QUE É A
ESCLEROSE MÚLTIPLA?

Em termos simples, a esclerose múltipla (EM) é uma doença na qual o corpo ataca o próprio sistema nervoso central, causando danos aos nervos. Com isso, o cérebro fica incapaz de enviar e receber corretamente sinais do corpo, comprometendo funções importantes como visão, equilíbrio e controle muscular.

A EM varia de intensidade de pessoa para pessoa. Os sintomas (saiba mais no quadro ao lado) também são diferentes. Algumas pessoas podem ter sinais leves e não precisar de tratamentos. Outras ficam impossibilitadas de realizar atividades do dia a dia, precisando de ajuda constante.

Em detalhes: a EM é uma doença neurológica, crônica e autoimune, na qual o sistema imune ataca a mielina, membrana que recobre certas fibras nervosas e que permite a transmissão mais rápida de sinais. Com isso, a comunicação entre o cérebro e os nervos é comprometida. Ao longo do tempo, pode haver danos irreversíveis aos nervos.

A EM é geralmente diagnosticada entre os 20 e os 40 anos. Atualmente, estima-se em mais de 2,3 milhões de pessoas o número total de casos de EM no mundo.

É importante esclarecer: a Esclerose Múltipla não é uma doença mental, não é contagiosa, não é suscetível de prevenção, não tem cura até o momento e seu tratamento consiste em atenuar os afeitos e desacelerar sua progressão.

PREVALÊNCIA POR PAÍS
EM 2013

CEPID BRAINN - Dia da Esclerose Multipla - 2020 - mapa prevalencia

FONTES

  • As imagens desta página são da campanha 2020 do Dia Mundial da EM, criada pela Multiple Sclerosis International Federation (MSIF), a maior organização internacional sobre esclerose múltipla. O website oficial da campanha é: https://worldmsday.org/pt-pt/
  • A imagem do mapa-mundi com a incidência de esclerose múltipla é do “Atlas da EM 2013”, compilado pela MSIF, e divulgado pela Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM). O documento pode ser acessado em: http://abem.org.br/wp-content/uploads/2016/02/Atlas_EM_2013_FINAL_ABEM_baixa.pdf
  • As informações sobre diagnóstico, tratamentos e sintomas de EM são da ABEM, MSIF e do website WebMD.