Reportagens destacam relevância internacional de Cendes em estudos sobre epilepsia e neurofisiologia clínica.
Fernando Cendes, pesquisador responsável pelo CEPID BRAINN, estará em Angola nos dias 08 a 13 de julho de 2025, em uma ação conjunta do Ministério da Saúde angolano e da Unidade de Implementação do Projeto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde (PFRHS), com financiamento do Banco Mundial e apoio da Unidade de Investigação em Neurociências (UIP).
A visita do neurocientista brasileiro repercutiu na mídia local, que destacou a relevância da presença de Cendes no país para auxiliar na formação técnica e qualificação de recursos humanos em neurociências, além de compartilhar conhecimento sobre diagnóstico especializado e resposta clínica a doenças neurológicas complexas.
RECORTES DA MÍDIA
O jornal Factos Diários destacou que “a visita de Cendes visa apoiar o Programa Nacional de Formação em Neurofisiologia Clínica, uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento das capacidades técnicas e científicas dos profissionais de saúde nas áreas de diagnóstico e tratamento das doenças neurológicas”. “Durante sua estadia em Luanda, o Professor participará de sessões clínicas, workshops técnicos e encontros com profissionais e gestores de saúde, promovendo o intercâmbio de conhecimento”, explicou a publicação.
De acordo com a Rádio Nacional de Angola, as ações de capacitação das quais Cendes participará visam à formação de 38 mil profissionais de saúde até 2028.
Segundo o Jornal 24Horas, “o ponto alto (da presença de Cendes) será o Simpósio Nacional de Formação em Neurofisiologia Clínica, no dia 10 de julho”, durante o qual o pesquisador apresentará a Aula Magna, com o tema “Do Neurônio ao Comportamento: Avanços Funcionais e Diagnósticos em Neurofisiologia”.
“Na neurologia, trabalhamos com diversas subespecialidades. A neurofisiologia será uma das nossas prioridades, dada a sua importância no diagnóstico de condições como epilepsia, distúrbios do sono e outras doenças neurológicas. Este programa permitirá formação de excelência, tanto em Angola quanto no Brasil, o que representa um grande avanço”, afirmou Cendes ao Jornal 24Horas.
O website FocoSaúde explica que “serão beneficiados (com a visita) médicos internos, especialistas e outros profissionais de saúde pública, com aulas teóricas e práticas conduzidas por Fernando Cendes em vários hospitais de referência, nomeadamente: Josina Machel, Bispo Emílio de Carvalho, Cardeal Dom Alexandre do Nascimento e Geral do Bengo.”
“Nas unidades sanitárias em visita, o médico brasileiro vai avaliar as condições técnicas necessárias para melhorar o atendimento nas áreas de Neurologia para doenças como AVC, atraso do neurodesenvolvimento, epilepsia, Parkinson, Alzheimer e outras patologias neurológicas”, detalhou o Jornal de Angola.
De acordo com a publicação ONgoma, o objetivo da visita é “claro”: “reforçar, com conhecimento, a resposta nacional aos desafios da neurofisiologia”. A publicação afirma, ainda, que a visita de Cendes a “Angola é mais do que simbólica: é um sinal claro de que o saber pode ser ponte, ferramenta e acto de cuidado.”
Todas as publicações destacam a relevância internacional do pesquisador brasileiro, descrito como “uma das maiores autoridades mundiais em epilepsia”. Confira abaixo os links para as matérias na mídia angolana:
Ler em “Factos Diários” Ler em “Rádio Nacional de Angola” Ler em “Jornal 24Horas”Ler em “Foco Saúde” Ler em “Jornal de Angola” Ler em “ONgoma”